Questionário Atenção à
Demanda Espontânea
BLOCO - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
1 - Estado
2 - Município:
3 - Nome da Unidade Básica de Saúde:
4 - Tipo de UBS:
ESF
Outro
Qual?
BLOCO - ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA.
Demanda Espontânea inclui toda demanda do usuário para atividade na UBS não agendada ou que não é específica de nenhum setor (exclui coleta de exame, vacinação, pegar remédios, inalação / nebulização, procedimentos na sala de enfermagem). Acolhimento: Prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas e que pode acontecer de formas variadas (Ministério da Saúde 2011).
5 - Na sua UBS, em que local é realizado o acolhimento do usuário?
Na recepção
Não
Sim
Em uma sala específica para acolhimento
Não
Sim
Na sala de enfermagem / procedimentos
Não
Sim
No corredor
Não
Sim
Outro
Não
Sim
Qual ?
6 - Quais profissionais realizam acolhimento na sua UBS?
Médico
Não
Sim
Enfermeiro
Não
Sim
Odontólogo
Não
Sim
Técnico / auxiliar de enfermagem
Não
Sim
Técnico / auxiliar de consultório dentário
Não
Sim
Agente Comunitário de Saúde
Não
Sim
Recepcionista
Não
Sim
Outro profissional
Não
Sim
Qual ?
7 - Existe equipe de acolhimento na sua UBS?
Não
Sim
8 - Qual é a modelagem do acolhimento de sua UBS?
Acolhimento pela equipe de referência do usuário
Não
Sim
NSA
Equipe de acolhimento do dia
Não
Sim
NSA
Acolhimento misto (equipe de referência+equipe do dia)
Não
Sim
NSA
Acolhimento coletivo por toda a equipe de saúde
Não
Sim
NSA
Outra
Não
Sim
NSA
Qual ?
9 - O acolhimento é realizado em todos os dias de atendimento da UBS?
Não
Sim
10 - O acolhimento é realizado em todos os turnos de atendimento da UBS? Se SIM passe para a pergunta nº 12
Não
Sim
NSA
11 - O acolhimento é realizado em quais turnos?
Manhã
Não
Sim
NSA
Tarde
Não
Sim
NSA
Noite
Não
Sim
NSA
12 - Todos os usuários que chegam à UBS têm suas necessidades acolhidas (escutadas)?
Não
Sim
Não sei
13 - Em média, quanto tempo demora até que os usuários tenham suas necessidades acolhidas (escutadas)?
Até cinco minutos
Mais de cinco até dez minutos
Mais de dez minutos até 15 minutos
Mais de 15 até 20 minutos
Mais de 20 até 25 minutos
Mais de 25 minutos até 30 minutos
Mais de 30 minutos
Não sei
14 - A equipe de saúde conhece alguma avaliação e classificação do risco biológico para definir o encaminhamento da demanda do usuário?
Não
Sim
15 - A equipe de saúde utiliza alguma avaliação e classificação do risco biológico para definir o encaminhamento da demanda do usuário?
Não
Sim
16 - A equipe de saúde conhece alguma avaliação e classificação de vulnerabilidade social para definir o encaminhamento da demanda do usuário?
Não
Sim
17 - A equipe de saúde utiliza alguma avaliação e classificação de vulnerabilidade social para definir o encaminhamento da demanda do usuário?
Não
Sim
BLOCO - DEMANDA DO USUÁRIO POR ATENDIMENTO PARA PROBLEMAS DE SAÚDE AGUDOS
OS PROBLEMAS DE SAÚDE AGUDOS SÃO AQUELES QUE SURGEM A PARTIR DE UMA DEMANDA DO USUÁRIO QUE NÃO ESTAVA PREVISTA E DESENCADEIAM A NECESSIDADE DE ATENDIMENTO NO DIA DE SUA SOLICITAÇÃO OU IMEDIATO / PRIORITÁRIO. A DECISÃO PELO TIPO DE ATENDIMENTO PASSA POR UMA AVALIAÇÃO DO RISCO BIOLÓGICO À SAÚDE DECORRENTE DO PROBLEMA E VULNERABILIDADE SOCIAL OU OUTRO TIPO DE AVALIAÇÃO UTILIZADA PELA EQUIPE DE SAÚDE.
AGORA VAMOS FALAR SOBRE O ATENDIMENTO À DEMANDA DO USUÁRIO PARA PROBLEMAS DE SAÚDE AGUDOS QUE NECESSITAM DE ATENDIMENTO NO DIA, MAS QUE NÃO SE CONFIGURAM COMO ATENDIMENTO IMEDIATO / PRIORITÁRIO.
18 - Na sua UBS, os usuários solicitam consultas para o enfermeiro quando estão com problemas de saúde agudos que precisam ser atendidos no dia?
Não
Sim
19 - O enfermeiro oferece este tipo de atendimento?
Não - passar para a pergunta Nº 23
Sim
20 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários com problemas de saúde agudos que necessitam atendimento no dia com o enfermeiro?
Não - passar para a pergunta Nº 23
Sim
NSA
Não sei
21 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
22 - Como a equipe lida com o excesso de demanda de atendimento no dia?
Orienta o usuário para retornar outro dia
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar serviços de pronto atendimento
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar o pronto socorro
Não
Sim
NSA
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Qual ?
23 - Na sua UBS, os usuários solicitam consultas para o enfermeiro quando estão com problemas de saúde agudos que precisam de atendimento imediato/prioritário?
Não
Sim
24 - O enfermeiro oferece este tipo de atendimento?
Não - PASSAR para a pergunta Nº 29
Sim
25 - Em média, os usuários têm de esperar mais de 30 minutos para consultar com o enfermeiro (sem contar o tempo de acolhimento) no caso de atendimento imediato/prioritário?
Não
Sim
NSA
Não sei
26 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários com problemas de saúde agudos que necessitam atendimento imediato/prioritário com o enfermeiro?
Não - passar para a pergunta Nº 29
Sim
NSA
Não sei
27 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
28 - Como a equipe lida com o excesso de demanda de atendimento imediato/prioritário para o enfermeiro?
Orienta o usuário para retornar outro dia
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar serviços de pronto atendimento
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar o pronto socorro
Não
Sim
NSA
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Qual ?
29 - Na sua UBS, os usuários solicitam consultas para o médico quando estão com problemas de saúde agudos que precisam ser atendidos no dia?
Não
Sim
30 - O médico oferece este tipo de atendimento?
Não - PASSAR para a pergunta Nº 34
Sim
31 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários com problemas de saúde agudos que necessitam atendimento no dia com o médico?
Não - PASSAR para a pergunta Nº 34
Sim
NSA
Não sei
32 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
33 - Como a equipe lida com o excesso de demanda de atendimento no dia para o médico?
Orienta o usuário para retornar outro dia
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar serviços de pronto atendimento
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar o pronto socorro
Não
Sim
NSA
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Qual ?
34 - Na sua UBS, os usuários solicitam consultas para o médico quando estão com problemas de saúde agudos que precisam de atendimento imediato/prioritário?
Não
Sim
35 - O médico oferece este tipo de atendimento?
Não - passar para a pergunta Nº 40
Sim
36 - Em média, os usuários têm de esperar mais de 30 minutos para consultar com o médico (sem contar o tempo de acolhimento) no caso de atendimento imediato/prioritário?
Não
Sim
Não sei
37 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários com problemas de saúde agudos que necessitam atendimento imediato/prioritário com o médico?
Não - passar para a pergunta Nº 40
Sim
NSA
Não sei
38 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
39 - Como a equipe lida com o excesso de demanda de atendimento imediato/prioritário com o médico?
Orienta o usuário para retornar outro dia
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar serviços de pronto atendimento
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar o pronto socorro
Não
Sim
NSA
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Qual ?
40 - Na sua UBS, os usuários solicitam consultas para o dentista quando estão com problemas de saúde agudos que precisam ser atendidos no dia?
Não
Sim
41 - O dentista oferece este tipo de atendimento?
Não - passar para a pergunta Nº 45
Sim
42 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários com problemas de saúde agudos que necessitam atendimento no dia com o dentista?
Não - passar para a pergunta Nº 45
Sim
NSA
Não sei
43 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
44 - Como a equipe lida com o excesso de demanda de atendimento no dia para o dentista?
Orienta o usuário para retornar outro dia
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar serviços de pronto atendimento
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar o pronto socorro
Não
Sim
NSA
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Qual ?
45 - Na sua UBS, os usuários solicitam consultas para o dentista quando estão com problemas de saúde agudos que precisam de atendimento imediato/prioritário?
Não
Sim
46 - O dentista oferece este tipo de atendimento?
Não - passar para a pergunta nº 51
Sim
47 - Em média, os usuários têm de esperar mais de 30 minutos para consultar com o dentista (sem contar o tempo de acolhimento) no caso de atendimento imediato/prioritário?
Não
Sim
Não sei
48 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários com problemas de saúde agudos que necessitam atendimento imediato/prioritário com o dentista?
Não - passar para a pergunta nº 51
Sim
NSA
Não sei
49 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
50 - Como a equipe lida com o excesso de demanda de atendimento imediato/prioritário com o dentista?
Orienta o usuário para retornar outro dia
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar serviços de pronto atendimento
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar o pronto socorro
Não
Sim
NSA
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Qual ?
51 - A UBS oferece serviço de prótese dentária?
Não - passar para a pergunta Nº 55
Sim
Não sei
52 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários que necessitam de prótese dentária?
Não - passar para a pergunta Nº 55
Sim
53 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
Não sei
54 - Como a equipe lida com o excesso de demanda deste tipo de atendimento para o dentista?
Orienta o usuário para retornar outro dia/semana/mês
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar serviço particular
Não
Sim
NSA
Orienta o usuário para procurar outra unidade/serviço
Não
Sim
NSA
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Qual?
55 - A UBS oferece atendimento odontológico especializado, como por exemplo tratamento de canal, tratamento periodontal, cirurgias e lesões de mucosa? Se NÃO ENCERRE O QUESTIONÁRIO
Não
Sim
56 - Existe excesso de demanda para consultas de usuários que necessitam de tratamento especializado? Se NÃO ENCERRE O QUESTIONÁRIO
Não
Sim
NSA
Não sei
57 - Para qual população usuária existe excesso deste tipo de demanda?
Usuários residentes na área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
Usuários residentes fora da área de cobertura da UBS
Não
Sim
NSA
Não sei
58 - Como a equipe lida com o excesso de demanda deste tipo de atendimento para o dentista?
Orienta o usuário para retornar outro dia/semana/mês
Não
Sim
NSA
Não sei
Orienta o usuário para procurar serviço particular
Não
Sim
NSA
Não sei
Orienta o usuário para procurar outra unidade/serviço
Não
Sim
NSA
Não sei
Outro encaminhamento
Não
Sim
NSA
Não sei
Qual?