SANAR – Esquistossomose
O Plano para Redução e Eliminação das Doenças Negligenciadas no Estado de Pernambuco – PROGRAMA SANAR, é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Pernambuco e é dirigido aos seguintes agravos: Helmintíases, Esquistossomose, Filariose, Doença de Chagas, Hanseníase, Tuberculose e Tracoma. Tem como prioridades a vigilância epidemiológica, o estabelecimento de estratégias de integração da atenção primária para a identificação e manejo clínico adequado e o desenvolvimento e ampliação do acesso à atenção especializada e às tecnologias em saúde (medicamentos, métodos diagnósticos, métodos de controle e tratamento).
O presente Projeto de Pesquisa constitui-se em uma proposta de avaliação das ações do Programa Sanar, em relação à Esquistossomose.
A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni e formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que pode evoluir para formas clínicas graves e levar ao óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, a torna de grande relevância como problema de saúde pública.
Apresentação feita na 14ª EXPOEPI