SANAR – Tracoma
O Plano para Redução e Eliminação das Doenças Negligenciadas no Estado de Pernambuco – PROGRAMA SANAR, é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Pernambuco e é dirigido aos seguintes agravos: Helmintíases, Esquistossomose, Filariose, Doença de Chagas, Hanseníase, Tuberculose e Tracoma. Tem como prioridades a vigilância epidemiológica, o estabelecimento de estratégias de integração da atenção primária para a identificação e manejo clínico adequado e o desenvolvimento e ampliação do acesso à atenção especializada e às tecnologias em saúde (medicamentos, métodos diagnósticos, métodos de controle e tratamento).
O presente Projeto de Pesquisa constitui-se em uma proposta de avaliação das ações do Programa Sanar, em relação ao Tracoma.
O tracoma é uma afecção inflamatória ocular, uma ceratoconjuntivite crônica recidivante que pode produzir cicatrizes na conjuntiva palpebral superior, que podem levar à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios em posição defeituosa nas bordas da pálpebra, tocando o globo ocular). O atrito poderá ocasionar alterações da córnea, provocando graus variados de opacificação, que podem evoluir para a redução da acuidade visual, até a cegueira.
Apresentação feita na 14ª EXPOEPI