Orientação 3 - 25/04
Prezados capacitandos,
É com grande satisfação que observamos a participação de vocês no fórum! É interessante como varia de uma capacitação para outra e mesmo do tópico de um grupo para o tópico de outro grupo a ênfase em cada assunto. Nesta capacitação observa-se mais conversa sobre os atores, o especializando e o orientador, o papel do orientador, o que os documentos do curso preconizam para este ator. Esta visão foi bem correlacionada à análise do PPP e dos guias e também envolveu o feedback como um dos aspectos mais importantes da função de orientador. Realmente o feedback é peça central da orientação e os comentários de vocês sobre ele, assim como os comentários favoráveis sobre o projeto pedagógico e os guias, demonstram sintonia entre a proposta do curso e as expectativas de vocês e indicam que nossa colaboração para construir um curso cada vez melhor, cada vez mais útil para atender ao desejo de aprimoramento dos profissionais e ao aperfeiçoamento de nosso sistema de saúde será muito produtiva.
Hoje as postagens tratam da APS (Atenção Primária à Saúde) e seu papel no SUS e do Acolhimento. Talvez pareça muito simples, um tema muito batido para muitos de vocês, no entanto, consideramos que há polissemias e multiplicidade de ordenamentos jurídicos e pactos interfederativos que podem fazer com que o que está se querendo dizer quando se usa determinada expressão não fique completamente claro.
Nosso curso é visceralmente comprometido com o projeto do SUS e com a APS e advoga sua posição central no sistema: porta de entrada, responsável pela população, coordenadora do cuidado na rede que envolve serviços de outras densidades tecnológicas. Este é um dos motivos para que o TCC seja uma intervenção e é importante para esta intervenção que estejamos imbuídos do espírito que caracteriza a concepção da APS no SUS.
A primeira tarefa esta semana é, a partir da Leitura da PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 (Política Nacional da Atenção Básica)” (parte que está em amarelo), fazer uma relação entre esta visão de APS e sua prática profissional. Envie esta tarefa pelo link “Envio de Tarefa - Paralelo entre a visão de APS na Portaria Nacional da Atenção Básica e sua Prática Profissional”.
A segunda tarefa é, a partir da Leitura do documento do “MS 2006, Acolhimento nas práticas de produção de saúde”, fazer o paralelo com o acolhimento que deve ser proporcionado aos especializandos pelos orientadores no Curso de Especialização em Saúde da Família procurando mostrar com exemplos como o acolhimento se concretiza. Envie esta tarefa pelo link “Envio de Tarefa - Paralelo entre a leitura sobre acolhimento e o acolhimento que deve ser proporcionado aos especializandos pelos orientadores no Curso”.
As duas tarefas devem ser postadas até à meia-noite do dia 28/04. A conversa sobre APS e acolhimento deve ocorrer no fórum aberto com este nome.
Bom trabalho!