Visão Crítica
Esta unidade básica de saúde (UBS) foi a primeira a ser implantada no município, em 2006, e já teve vários médicos: foram oito nos cinco anos de funcionamento.
Juliana começa a levantar algumas questões para reflexão:
- Chama a atenção, essa equipe é formada também por agentes comunitários da saúde (ACS), que facilitam muito o contato/vínculo com a população. O trabalho desses agentes e de toda equipe é orientado pela territorialização.
- Um dos pontos positivos é que três desses ACS estão desde o início e são moradores. Eles conhecem muito bem a região.
- A equipe de saúde bucal é responsável por duas equipes, o que em algum grau, deve dificultar o acesso da população a esses serviços.
- É possível que essas várias formas de contratação criem muita insegurança e possivelmente conflito entre os profissionais, pois há poucos estatutários.
- Como não tem médicos especialistas vinculados a equipe, o acesso a eles pode ser demorado. Se a gente pensar em urologia, oftalmologia, ortopedia e neurologia, essa espera talvez seja ainda maior.
- É importante que o profissional da APS tenha conhecimento em várias áreas, para ser resolutivo no que cabe a este nível de atenção e saber os fluxos para encaminhar quando necessário.
- Vai ser minha primeira experiência trabalhando em equipe multiprofissional com tamanha proximidade. Acho que vou aprender muito!