Orientação da Semana 1 - 24 de julho a 30 de julho

Prezado especializando,

Esta semana você fará a transição entre a Análise Situacional (Unidade I) e a Análise Estratégica (Unidade II). A partir da análise situacional de sua Unidade de Saúde você escolherá uma ação programática para intervir. Recomendamos fortemente que você escolha entre as ações programáticas que já contam com protocolos ou manuais técnicos estabelecidos na Atenção Primária à Saúde (APS) e/ou materiais do curso para apoiá-lo. Este é o caso de

oAtenção à Saúde da Criança,

oAtenção ao Pré-natal e Puerpério,

oControle do Câncer de Colo de Útero de Mama,

oAtenção à Pessoa com Hipertensão e Diabetes e

oAtenção à Saúde da Pessoa Idoso 

Durante a Unidade II você escreverá o Projeto de Intervenção na Ação Programática de sua escolha.

Como primeira atividade da semana veja o Vídeo da Unidade 2. Ele lhe dará um panorama geral sobre a Unidade. A seguir leia a ”Apresentação sobre Foco da Intervenção”.

Estes instrumentos lhe darão suporte para fazerprimeira tarefa da semana: escolher a ação programática sobre a qual intervir. É muito importante que você converse com sua equipe para definir o foco da intervenção, pois é um trabalho conjunto que deve servir para melhoria do serviço. O envolvimento da equipe é fundamental para o sucesso da intervenção. Você deve ter vindo conversando com a equipe durante a análise situacional, deve ter se baseado nestas conversas para elaborar seu relatório da intervenção e deve nesta semana retomar o relatório com a equipe e definirem juntos o foco da intervenção.

Definido o foco, identifique o Protocolo, retome os questionários preenchidos na Unidade I e a parte do Caderno de Ações Programáticas referentes à ação de sua escolha e justifique sua escolha. Para isto, abra o "Roteiro - Definição do Foco da Intervenção” e responda o que foi solicitado. Lembre-se de salvar o arquivo com suas respostas e anexá-lo no link "Envio de tarefa - Definição do Foco da Intervenção”, a exemplo do que você fazia quando respondia as questões reflexivas da Unidade I. A conversa com a equipe vai ajuda-lo a elaborar sua justificativa.

Enfatizamos a absoluta necessidade de ler com muita atenção às Orientações da Semana e demais materiais disponibilizados com relação à cada tarefa para ter a garantia de realizar a tarefa adequadamente, evitando retrabalho e ganhando tempo, aproveitar os fóruns para debater suas ideias com os colegas para enriquecê-las e aprimorá-las, pois a troca é grande fonte de aprendizagem e, ao mesmo tempo, aproveitamos para enfatizar que, como está explicitamente explicado no Guia do Especializando, todas as tarefas devem ser feitas individualmente, todas as tarefas implicam em reflexão sobre o tema que, naturalmente, tem que ser individual. Alunos que trabalhem na mesma UBS devem escolher focos diferenciados para sua intervenção, de forma a terem populações diferenciadas, dados e gráficos diferentes. A intervenção que será implantada deverá envolver toda equipe, então, se tem dois profissionais trabalhando em uma UBS, dois grupos populacionais daquela área serão beneficiados por intervenção e toda a equipe se envolverá no cumprimento do protocolo de atendimento em relação aos dois grupos populacionais. Especializandos que estão em UBS em que já esteve algum profissional do programa devem escolher um foco ainda não trabalhado naquele serviço, pois a ação programática anteriormente implantada já deve ter sido sistematizada e incorporada à rotina do serviço e, se não estiver, traga a situação para conversar com seu orientador,  mas não há possibilidade de repetir o mesmo foco.

A versão final de seu Relatório da Análise Situacional, mesmo tendo sido postada no link devido e no DOE da Unidade 1, deve também ser postada no DOE da  Unidade 2. Cada vez que é aberta uma unidade de estudo nova, a unidade anterior é fechada e os alunos não têm mais acesso aquele DOE, por isto é importante sempre trazer o produto final de cada unidade para o DOE da Unidade que está em andamento.

O Relatório da Análise Situacional é o primeiro item do TCC, o projeto de intervenção será o segundo. Estes produtos devem ficar perfeitamente prontos para compor o volume final e, naturalmente, devem ser originais, o trabalho daquele especializando/autor.

Converse com seus colegas no Fórum de Saúde Coletiva comentando o desenvolvimento de suas ideias, comente sobre o foco que está escolhendo para intervenção, as características da população alvo desta ação programática na área de abrangência de sua Unidade de Básica de Saúde, das motivações suas e da equipe para esta escolha e, principalmente, como está sendo sua negociação com os outros membros da equipe de sua UBS em relação à definição do foco. Lembre que o envolvimento da equipe que deve ter começado quando você estava fazendo a análise situacional, deve ter continuidade. É essencial o envolvimento de toda equipe no projeto, pois, além de ser fundamental para o sucesso da intervenção, é condição para que a intervenção seja incorporada à rotina da unidade e tenha continuidade depois do término do curso e este é um dos aspectos mais importantes na avaliação da sua intervenção. O especializando deve atuar como um difusor da proposta da intervenção para que a equipe se aproprie da ideia e mesmo do conhecimento para realizar intervenções sobre outros focos depois. Ouça seus colegas e os orientadores, peça e dê palpites.

Sua conversa com a equipe sobre a escolha do foco é a primeira atividade de capacitação da intervenção. Tendo o foco definido, você deve aprofundarseu estudo sobre o protocolo relativo ao tema de sua intervenção, envolvendo sua equipe neste estudo. Ao longo da Unidade 2 serão disponibilizados diversos instrumentos que serão utilizados na intervenção: a planilha de Objetivos, Metas, Indicadores e Ações (OMIA), a planilha de coleta de dados (PCD) e a ficha espelho. Aproveite os momentos que estiver trabalhando sobre os instrumentos para conversar sobre eles com a sua equipe. É muito importante que a equipe participe do desenvolvimento do projeto de intervenção para que possam implementá-la junto com você.

Lembre-se que sua primeira postagem no Fórum de Saúde Coletiva deve ser até terça-feira, dia 28/07/15 e que este é o prazo final para a primeira postagem, mas que é interessante postar antes disto para ter mais tempo para conversar sobre este assunto.

segunda tarefa da semana é na área clínica, é o Estudo de Prática Clínica 1. Na semana 10 da Análise Situacional você elaborou a listagem dos temas de Prática Clínica que, a partir do seu desempenho no TQC, verificou que necessita estudar mais. Você deve ter listado todos os temas referentes às questões que você errou. Os Estudos de Prática Clínica não são de livre escolha, eles devem cobrir os temas apontados pelo seu desempenho na prova da área profissional do TQC. Como já dissemos, a principal finalidade do TQC do ponto de vista do estudante é, baseando-se em seu desempenho, organizar de forma personalizada sua qualificação na área clínica. O seu resultado na prova não é considerado em sua avaliação, o que será considerado em sua avaliação são os estudos realizados sobre cada um dos temas. Estes estudos são acompanhados através dos textos elaborados e de sua participação nos fóruns. Os Estudos de Prática Clínica devem ser feitos de forma individual, devem ser originais, ainda que baseando-se na bibliografia recomendada e outras a que tiver acesso. Não deve haver "recorte e cola” nem cópia, o que caracterizaria plágio, e, portanto, qualquer referência ou citação necessita ser adequadamente sinalizada e referenciada do ponto de vista acadêmico. Elabore um texto sobre o assunto de no mínimo quinhentas (500) palavras e relacione o estudo que está fazendo a sua prática clínica na UBS.

Na quinta-feira, dia 30/07 envie:

sua  primeira tarefa  pelo link  "Envio de tarefa - Definição do Foco da Intervenção”

sua  segunda tarefa  pelo link  "Envio de tarefa - Estudo de Prática Clínica 1”

Continua sendo requisito a postagem da tarefa também no seu tópico DOE. É extremamente importante que você realize as duas ações: além de postar a tarefa no link de tarefas para ser registrado o envio no seu CPF, que é o registro acadêmico; postar também no seu tópico DOE para instrumentar a conversa com seu orientador. Quando o estudante posta a tarefa no seu tópico DOE, inicia o processo, quando o orientador dá o feedback (que da mesma forma deve ser enviado pelo link e postado no tópico do estudante no Diálogos Orientador/Especializando) estabelece-se o diálogo e esta conversa deve continuar neste espaço até que especializando e orientador considerem que chegaram a versão final, a versão satisfatória da tarefa, quando, então, o estudante envia a tarefa aprimorada pelo link de Envio de Tarefa e o orientador dá o feedback final.

Chamamos sua atenção para o calendário da T9 postado no topo da página da Unidade 2.

Boa semana de estudos!

Última atualização: quinta, 23 jul 2015, 22:09