Orientação da Semana 4 - 14 de agosto a 20 de agosto

Prezado especializando,

Estivemos olhando algumas tarefas de definição de foco e verificamos uma ampla distribuição da escolha entre as intervenções elencadas pelo curso como prioritárias, para as quais o curso disponibiliza já a planilha OMIA - Objetivos, Metas, Indicadores e Ações -,a planilha de coleta de dados e a ficha-espelho. No entanto, encontramos algumas tarefas de alunos que não tinham, provavelmente, lido as Orientações da Semana, que não usaram o formulário para a escolha do foco e não realizaram a tarefa de acordo com o enunciado. O enunciado diz: Revise o protocolo, os questionários de análise situacional e a aba do Caderno das Ações Programáticas relacionados com o foco de sua intervenção. Justifique a escolha da Ação Programática abordando a situação desta em sua Unidade Básica de Saúde e descrevendo que aspectos pretende melhorar ou implementar. Vejam bem que uma resposta de três linhas não consegue abarcar este conteúdo e também que o que deve ser abordado como justificativa são aspectos técnicos quanto a como é neste momento o atendimento à população alvo da intervenção escolhida e o que pretende alcançar de melhoria, não são aspectos genéricos ou pessoais.

Voltamos a repetir que, tanto quanto é fácil fazer a tarefa de forma adequada quando são lidas as Orientações da Semana e demais materiais disponibilizados, é praticamente impossível fazê-la sem as leituras. A leitura atenta das Orientações da Semana e demais materiais disponibilizados com relação à cada tarefa dá garantia de realizar a tarefa adequadamente, evitando retrabalho e ganhando tempo.

Um dos alunos propunha como foco Atividade Física em Idosos e o outro propunha Hipertensão em Idosos. Embora seja um número pequeno, achamos importante aproveitar para frisar que o foco da intervenção precisa atender a uma série de requisitos: ser uma ação típica de APS, ter uma população definida pertencente a área de abrangência da UBS, ser uma intervenção que envolva a integralidade do cuidado àquela população, ter indicadores possíveis de avaliar durante o período da intervenção.

Os dois focos propostos pelos alunos citados não atendem aos requisitos. O aluno que propôs como foco estudar atividade física em idosos, tem que ter como foco todos os aspectos da saúde desta população, tem que ter como foco a Saúde do Idoso e o aluno que propôs o foco Hipertensão em Idosos terá que escolher entre ter como foco Saúde do Idoso e focar todos os aspectos da saúde desta população ou estudar Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus pois há grande superposição entre os portadores de uma e de outra enfermidade, assim o usuário que chega em função de uma, deve ser rastreado em relação a outra.

Revejam sua tarefa sobre o foco e, se necessário, façam os ajustes adequados. Todos os passos são importantes para que sua intervenção tenha sucesso, além disso, a cada tarefa vocês estão elaborando uma parte do TCC, portanto, todas as tarefas já devem ficar de acordo com os requisitos para que, quando chegarem ao final da U4, seu TCC já esteja pronto.

Na última semana trabalhamos os indicadores, nesta semana trabalharemos os instrumentos - ficha espelho e planilha de coleta de dados - para registro e processamento das informações relativas aos indicadores que serão usados para monitorar a intervenção que você vai realizar. Você deve ler a apresentação ”Instrumentos”, rever a Planilha OMIA e a Planilha de Coleta de Dados relativas à população alvo da sua intervenção e analisar a ficha-espelho disponibilizada esta semana. Observe a forma como aparecem os indicadores em cada um dos instrumentos e elabore um texto comentando sobre a relação entre estes instrumentos, sobre dúvidas que tenha e dúvidas que tenham surgido em sua reunião de estudo com a equipe sobre a ficha espelho.

Até terça-feira, 18/08/15, no mais tardar, faça sua primeira postagem noFórum de Saúde Coletiva. Comente com seus colegas sobre os sistemas de registro já usados em sua UBS e sobre suas dúvidas em relação à ficha espelho, tanto sobre o instrumento como sobre a rotina de seu uso para monitorar a intervenção e, principalmente, converse sobre o estudo e a negociação com sua equipe em relação a estes instrumentos, pois o registro deverá ser feito por todos, portanto, é muito importante o envolvimento da equipe neste aspecto do projeto.

Sua segunda tarefa nesta semana é na área clínica, é a resolução do "Caso Interativo 9”. Faça sua primeira postagem no Fórum de Clinica até terça-feira, dia 18/08/15,  conversando sobre o caso interativo 9, casos clínicos ou dúvidas clínicas de seu cotidiano e, especialmente, sobre aspectos clínicos da intervenção que escolheu. O caso clínico 9 deve ser resolvido até quinta-feira, 20/08/15.

Na quinta-feira, dia 20/08/15, envie:

pelo link "Envio de Tarefa - Comentário sobre a relação dos indicadores nos diversos instrumentos”.

As tarefas devem ser enviadas pelo link respectivo para que haja o registro acadêmico no seu CPF - se a tarefa não for enviada pelo link correto, fica em aberto, aparece em seu relatório acadêmico como não realizada. As tarefas devem também ser postadas no seu tópico DOE para serem discutidas com seu orientador e acompanhadas pela coordenação pedagógica. A tarefa é avaliada não pela primeira postagem, mas por todo trabalho em relação a ela, pelo envolvimento do especializando na discussão da tarefa com o orientador e a adequação necessária com re-postagem da versão final, considerada satisfatória pelo orientador.

Boa semana de estudos!

Última atualização: quinta, 13 ago 2015, 21:47