Orientação da Semana 5 - 21 de agosto a 27 de agosto

Prezado especializando,

A participação no curso deve ser cotidiana, o aluno tem 08 horas semanais para dedicação ao curso. Sabemos que há profissionais-especializandos alocados em zonas muito remotas, com grande dificuldade de acesso à internet, e que podem necessitar de uma atenção diferenciada. Estes especializandos precisam enviar à  secretaria atestado do gestor dizendo como vai ser oportunizado o acesso do aluno à internet - se o aluno terá um dia na semana para deslocar-se a um município vizinho para comunicar-se, se o especializando terá uma semana no mês para ficar em uma cidade próxima em que tenha acesso à internet e, nestes casos, o período em que o especializando ficará em contato e o período que ficará afastado deve ser avisado no seu espaço privativo - DOE.

O contrato do profissional do Programa Mais Médicos com o MS é de bolsa de estudos, por isto o profissional precisa estar realizando atividade acadêmica durante os três anos de desenvolvimento do programa.  A primeira atividade acadêmica prevista é justamente o Curso de Especialização em Saúde da Família em uma das universidades que compõe a rede UNASUS, como é o caso da Universidade Federal de Pelotas. Neste contrato que prevê 40 horas de atividade, os profissionais devem desenvolver 32 horas de atividades na Unidade de Saúde e dedicar 08 horas ao curso de especialização. A distribuição destas 08 horas é determinada pelo gestor municipal, podem ser duas horas por dia em quatro dias da semana, pode ser um turno de 4 horas em um dia e outro turno de 4 horas em outro dia da semana, pode ser um dia inteiro para dedicação ao curso ou pode até mesmo ser uma semana a cada mês, como mencionei em parágrafo anterior, porque é essencial que haja a possibilidade de acesso à internet nestes períodos.

O profissional que estiver com dificuldade de acesso à internet deve procurar conversar sobre isto diretamente com o gestor, lembrando a ele que se não cumprir com os compromissos com o curso será desligado. O desligamento do curso significa a falta de cumprimento de um dos requisitos de participação no Programa.

A participação no curso, participação nos fóruns de Saúde Coletiva e de Clínica sobre os assuntos específicos do curso e também no Ponto de Encontro, oportunizam troca de experiências com os outros participantes, especializandos e orientadores, que é enriquecedora para todos nós.

A participação nos fóruns de Saúde Coletiva e Clínica, além de poder contribuir muito para a boa elaboração das tarefas, também proporciona aprofundamento das ideias de cada um sobre aspectos da APS, sobre funcionamento dos serviços e sobre as funções que o aluno está exercendo em razão de seu contrato com o MS. Além de que a participação é fundamental para a aprendizagem que espera-se que ocorra com o curso,  estas atividades são avaliadas e se refletem no conceito que é atribuído ao aluno, tanto no que é enviado mensalmente ao MS como nos registros de nota da Universidade.

Um dos aspectos mais focados na avaliação da intervenção implantada pelo especializando é sua incorporação à rotina da unidade, sua possibilidade de continuidade depois do término do curso e a disseminação da proposta de sistematização do processo de trabalho para outros programas/grupos populacionais atendidos neste serviço e também para outras equipes e unidades e isto depende do envolvimento da equipe desde a análise situacional, do compartilhamento da escolha do foco e da discussão da planilha OMIA - dos objetivos, metas, indicadores e ações - com a equipe. Esperamos que você já esteja envolvendo sua equipe nas atividades relativas à intervenção desde as Semanas de Ambientação, que você tenha conversado sobre sua visão de seu local de serviço, sobre a Carta de Direitos dos Usuários da Saúde e que tenha compartilhado com os colegas as reflexões que o preenchimento dos questionários provocava. Você deve ter ouvido seus colegas para definir o foco de sua intervenção, agora na elaboração do projeto é fundamental compartilhar com os colegas, pois é necessário contar com eles para que as ações possam ser efetivamente implantadas, é necessário que eles possam sentir a intervenção como um projeto da equipe.

Dando continuidade à elaboração do projeto, nesta semana você vai revisar sua meta de cobertura e elaborar o detalhamento das ações que realizará durante a intervenção. Esta tarefa é muito importante, pois é neste detalhamento que você vai demonstrar como, concretamente, a ação será realizada em seu serviço. Junto com o dimensionamento da meta de cobertura, o detalhamento das ações é que proporciona a adequação das planilhas disponibilizadas pelo curso à realidade do seu serviço.

Comece as atividades fazendo a leitura da  "Apresentação - Detalhamento das Ações”, que traz considerações sobre a definição da meta de cobertura e orienta como você deve adequar e detalhar as ações para atingir as metas e objetivos que você está se propondo.

A seguir retome a Planilha de Objetivos, Metas, Indicadores e Ações relacionada ao foco de sua intervenção na agenda da semana 2 e examine as ações propostas nos quatro eixos relacionadas a cada meta prevista. Examine se as ações propostas precisam ser adequadas a sua realidade e, caso isto seja necessário, faça as adequações na planilha (Excel ou BrOffice).

Após, em arquivo texto (doc, docx), liste as ações que serão desenvolvidas em sua intervenção detalhando cada uma delas. Lembre que você deve desenvolver ações nos eixos de organização e gestão do serviço, monitoramento e avaliação, engajamento público e qualificação da prática clínica para as diversas metas, pois todos estes aspectos precisam ser atendidos para que os objetivos possam ser realizadas em sua plenitude e de forma organizada. Este detalhamento deve ser muito minucioso e concreto. É essencial ler todo material disponibilizado para que você possa realmente adequar a intervenção à realidade do seu serviço ao mesmo tempo atendendo a todos os requisitos do curso.

As tarefas elaboradas devem atender completamente ao enunciado, ao roteiro proposto, por isto é impossível realizar uma tarefa de forma adequada sem ler as Orientações da Semana e demais materiais disponibilizados com relação aquela tarefa. Algumas vezes o aluno considera que tem pouco tempo, está talvez com tarefas atrasadas, lê o título que está no link da tarefa e escreve o que supõe que corresponda aquele título sem ler o material; resulta que envia uma tarefa inadequada para a qual o orientador vai solicitar correção e re-envio o que significa retrabalho e uso de mais tempo para fazer uma mesma tarefa. Por isto recomendamos a leitura atenta dos materiais da semana.

Temos tido ainda muitas situações de plágio, já ocorreram desligamentos do curso por este motivo e isto não seria necessário, pois as tarefas exigem atenção, interesse, mas não são difíceis e se o especializando se ativer a relatar a sua realidade tem tranquilamente possibilidade de elaborar seu trabalho com originalidade e qualidade.

Até terça-feira, dia 25/08/2015, faça uma primeira postagem no Fórum "Qual o projeto para melhorar a situação da ESF/APS em seu serviço?". Converse com colegas e orientadores sobre suas escolhas para a intervenção e comente as escolhas dos colegas.

segunda tarefa da semana é na área clínica, é o Estudo de Prática Clínica 3. Os Estudos de Prática Clínica têm por finalidade o aprimoramento na área clínica, são realizados sobre os temas que seu desempenho no TQC demonstrou que você precisa estudar mais. Aproveite esta oportunidade para estudar. Você vai ser avaliado pelo estudo que apresentar, mas o mais importante é a aprendizagem que você pode buscar com esta atividade. Os estudos de prática clínica são personalizados, é o que aquele especializando precisa estudar. O Curso proporciona indicação bibliográfica, mas o especializando pode também buscar outras fontes, desde que sejam científicas e não sítios de divulgação popular.

Os estudos de prática clínica devem ser feitos de forma individual, não podem ser feitos em duplas ou grupos. Se você quiser conversar sobre o assunto, faça isto no fórum de Clínica. Além disto os EPC devem ser originais, ainda que baseando-se na bibliografia recomendada e outras a que tiver acesso. Não deve haver "recorte e cola” nem cópia, o que caracterizaria plágio, e, portanto, qualquer referência ou citação necessita ser adequadamente sinalizada e referenciada do ponto de vista acadêmico. Elabore um texto sobre o assunto de no mínimo quinhentas (500) palavras e relacione o estudo que está fazendo a sua prática clínica na UBS, este é um aspecto fundamental, pois é um dos aspectos que garante para você mesmo a originalidade de seu trabalho.

Na quinta-feira, 27/08/15 envie:

pelo link "Envio de Tarefa - Planilha de Objetivos, Metas, Indicadores e Ações”, a planilha (Excel, BrOffice) de objetivos, metas, indicadores e ações com a meta de cobertura definida e as ações adequadas a sua realidade

pelo link "Envio de Tarefa - Detalhamento das Ações”, o documento de texto com o detalhamento das ações que serão realizadas no seu serviço

pelo link "Envio de Tarefa - Estudo de Prática Clínica”, o texto elaborado sobre o tema do seu estudo.

Ambas as tarefas devem ser também postadas no seu tópico DOE. Isto é requerido e é imprescindível para o adequado acompanhamento do orientador e do apoio pedagógico. O tópico DOE do especializando é o espaço por excelência para a orientação, nele, portanto, deve transparecer a evolução do pensamento do estudante estimulada pelo orientador. Deve haver conversa sobre as  tarefas, sobre o desenvolvimento do projeto. 

Boa semana de estudos!

Última atualização: quinta, 20 ago 2015, 22:26