Orientação da Semana 7 - 04 de setembro a 10 de setembro

Prezado especializando,

Nas semanas anteriores, depois de escolher o foco, você trabalhou, em sequência sobre os objetivos, metas, indicadores, ações, instrumentos, logística e cronograma. Ao desenvolver estes trabalhos você ficou cada vez mais apropriado do contexto em que vai desenvolver intervenção, dos motivos para o foco escolhido e da importância da intervenção para a comunidade; assim preparou-se para elaborar, nesta semana, o último item do seu projeto a Justificativa.Para apoiar a elaboração de seu texto de forma a que aborde todos os pontos necessários de forma objetiva e sintética, propomos um roteiro em quatro parágrafos indicados na "Apresentação - Escrevendo a Justificativa". A elaboração deste texto vai estimular seu pensamento sobre suas razões para a escolha do foco, sobre as circunstâncias de sua UBS que motivam o estabelecimento de seus objetivos específicos e de suas metas.

Na próxima semana você deverá entregar seu projeto de intervenção pronto para logo após iniciar a intervenção. Para certificar-se de que está com tudo pronto para iniciar a intervenção, você deve preencher a lista de checagem de prontidão para a intervenção e responder à proposta de temas para reflexão. É muito importante que você seja muito honesto consigo mesmo e use esta listagem para verificar o que já está feito e o que você ainda precisa fazer nesta semana e na próxima para iniciar sua intervenção com tranquilidade na semana seguinte à entrega do projeto. Tudo precisa estar providenciado para este início, desde o local para realização de atividades coletivas com a população-alvo de sua intervenção, o contato com o gestor, a preparação da equipe, até as fichas espelho onde você registrará os atendimentos ou os instrumentos de apoio à memória qualitativa das atividades realizadas. Durante a intervenção, você deverá entregar semanalmente diários de intervenção que devem ser muito detalhados, por isso, é muito importante que faça boas anotações.

É importante frisarmos que a intervenção só pode ser iniciada com o projeto pronto e avalizado pelo seu orientador que é co-responsável por seu trabalho, portanto, revise tarefas anteriores, certifique-se de que seu foco está de acordo com os requisitos do Curso e que atende aos princípios do SUS, especialmente integralidade e universalidade.

Mais uma vez enfatizamos que há projetos cuja população alvo exige, de acordo com o princípio da integralidade, o foco em duas morbidades. Este é o caso do Câncer de Colo de Útero que deve ser abordado junto com o Câncer de Mama já que há grande sobreposição da faixa etária da população que deve ser atendida em relação a cada uma destas morbidades. Seria inconcebível ter como população alvo mulher nesta faixa etária e não cuidar destes dois aspectos em seu atendimento. É também o caso da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes, pois muitas vezes há sobreposição destes quadros, o que obriga ao rastreamento dos dois para esta população alvo.

No caso da Saúde da Criança, a intervenção precisa cobrir as crianças de 0 a 72 meses. Há ações diferenciadas para as diversas faixas etárias, mas é uma única e mesma população alvo que precisa ser focada como um todo para que seja atendido o princípio da universalidade.

É esperado e desejável que você tenha conversado com sua equipe sobre o curso que está fazendo e sobre o fato do TCC ser a implementação de uma ação programática. Você deve ter conversado com seus colegas durante o levantamento de dados da análise situacional, deve ter decidido junto com eles o foco de sua intervenção e já na primeira semana da Unidade 2 - Análise Estratégica iniciado a capacitação da equipe. Esta foi a recomendação na primeira semana: "Sua conversa com a equipe sobre a escolha do foco é a primeira atividade de capacitação da intervenção. Tendo o foco definido, você deve aprofundar seu estudo sobre o protocolo relativo ao tema de sua intervenção, envolvendo sua equipe neste estudo. Ao longo da Unidade 2 foram disponibilizados diversos instrumentos que serão utilizados na intervenção: a planilha de Objetivos, Metas, Indicadores e Ações (OMIA), a planilha de coleta de dados (PCD) e a ficha espelho. Procure conversar sobre eles com a sua equipe.

Em cada semana da intervenção deve ser entregue o Diário de Intervenção e a planilha de coleta de dados com a atualização dos dados da população alvo da intervenção atendida naquela semana. Atente que os indicadores e gráficos serão parciais até completar 4 semanas.  Ao final de cada quatro semanas de intervenção, você incluirá no seu diário da intervenção uma reflexão sobre a evolução considerando os indicadores e respectivos gráficos que ficam assim totalizados para o período que foi trabalhado. Lembramos que você deve utilizar a planilha eletrônica para a coleta de dados e que o registro deve começar no momento em que começa a intervenção, portanto, a planilha tem que estar pronta e experimentada para que seja possível iniciar a intervenção. Coloque números na sua planilha para experimentar/ver se realmente funciona.

Dois aspectos muito importantes de ter presentes são:

1. Quando se está vivendo uma situação, pensa-se que nunca vai esquecer, no entanto, todos esquecemos, sim; portanto, não confie apenas na sua memória orgânica, organize suportes para ela. Por exemplo, tenha um bloco para pequenas anotações sempre à mão, no bolso, na sua pasta de trabalho. Faça pequenas anotações no momento (qualquer coisa interessante que lhe chame atenção, apenas um lembrete) e cole estas anotações num caderno para organizar um registro bem completo que inclua também aspectos qualitativos de sua intervenção. Quando sentar para escrever o diário, isto será de grande ajuda.

Também é suporte importante fotografar, filmar, mais do que para expor o filme ou a foto no TCC, para ativar sua memória da situação, portanto, pense se pode usar seu celular para esta função ou se é interessante ter uma pequena câmera à mão.

Providencie estes suportes esta semana, para ter tudo pronto antes de iniciar a intervenção, para não perder nenhum momento.

2. A pessoa pensa que vai anotando os dados sem muita organização ou que depois vai retirar os dados do prontuário e, quando chega no final da intervenção, não tem estes registros e se torna muito difícil preencher a planilha de coleta de dados. Muitas vezes o trabalho fica em grande risco de insucesso.

Para proteger vocês destas situações, para garantir o adequado acompanhamento da sua intervenção por parte da Universidade e o registro acadêmico da sua intervenção, a cada semana vocês deverão enviar a planilha de coleta de dados preenchida. Portanto, para começar a intervenção tem que ter a ficha-espelho definida e disponível e a planilha de coleta de dados feita e experimentada. Por isso, a segunda tarefa da semana é a postagem da planilha de coleta de dados com o experimento que você fez.

Até terça-feira, 08/09/15, no mais tardar, faça sua primeira postagem noFórum de Saúde Coletiva. Comente com seus colegas sobre sua checagem de prontidão, sobre os instrumentos que pretende usar e observe, pelas postagens dos colegas, ideias interessantes de copiar. 

Veja bem, é muito importante aprender com as ideias dos outros, copiar ideias, mas o plágio é absolutamente vedado. Se há um colega trabalhando na mesma unidade em que você está, os focos de vocês devem ser diferentes; se já houve profissional do PMMB ou do PROVAB trabalhando na unidade em que você está, o seu foco deve ser diferente do que já foi trabalhado. Verifique também que seu projeto de intervenção não reproduza em nenhuma parte tarefa igual a de outro colega, pois isto invalidaria o seu projeto. O plágio é considerado falta grave que torna o especializando passível de desligamento.

A tarefa da área clínica, é o Estudo de Prática Clínica 4. Reveja a listagem que fez dos temas que precisa estudar mais, a partir de seu desempenho no TQC, e eleja mais um tema para estudo nesta semana. Utilize a bibliografia recomendada pelo curso e outras a que tiver acesso para aprofundar o tema.


Queremos enfatizar a importância de sua participação efetiva, com postagem, nos diversos espaços do AVA, nos fóruns de Saúde Coletiva e de Clínica e no seu tópico DOE. A participação nos fóruns é considerada em sua avaliação.

 Na quinta-feira, dia 10/09/15, envie

pelo link "Envio de tarefa - Justificativa”, a justificativa elaborada

pelo link "Envio de tarefa - Checagem de prontidão” o arquivo de texto respondendo às questões sobre a checagem

pelo link "Teste da Planilha de Coleta de Dados” envie a planilha organizada para coleta de dados com números que colocou nela para experimentar/ver se realmente funciona.  

Boa semana de estudos!

Última atualização: sexta, 4 set 2015, 00:25