Orientação da Semana 8 - 11 de setembro a 17 de setembro

Prezado especializando,

Nesta quinta-feira você deve ter entregado o último item de seu projeto de intervenção, a justificativa, e deve ter feito a checagem de prontidão. Esta semana você vai montar o projeto e entregá-lo pronto. Revise o trabalho feito até agora, item por item, dê acabamento a elaboração e entregue o projeto completo em documento de texto, seguindo a apresentação Estrutura do Projeto. Também deve entregar como anexos, os documentos elaborados em planilha eletrônica:

-       planilha de objetivos, metas, indicadores e ações

-       planilha de coleta de dados

-       ficha-espelho

Comece por analisar novamente sua planilha de objetivos, metas, indicadores e ações, verifique se seus objetivos estão atendendo aos princípios do SUS, especialmente universalidade e integralidade. Quanto à universalidade: a população alvo da ação programática deve ser universalmente atendida, assim por exemplo, se o foco da intervenção é saúde da criança, todas as crianças de 0-72 meses fazem parte da população alvo.

Quanto à integralidade: todos os aspectos da saúde daquela população alvo devem ser atendidos, tanto a vacinação, quanto orientação nutricional, tanto os aspectos do crescimento quanto os aspectos do desenvolvimento.

Os objetivos propostos na planilha são básicos para a atenção de rotina sistematizada em uma Unidade de Saúde por isso todos eles devem ser buscados na intervenção que está sendo proposta. Para cada objetivo é necessário pelo menos uma meta, pois elas são a quantificação do objetivo, não pode haver objetivo sem meta; nas planilhas propostas pelo curso, para alguns objetivos há mais de uma meta. Em princípio todas as metas devem ser mantidas e, portanto, as ações que são a via para alcançá-las.

A intervenção deve abranger os quatro eixos, deve ter ações em todos eles, portanto, uma proposta que contemplasse apenas a educação em saúde ou formação de grupo não atenderia aos requisitos do curso.

O detalhamento das ações deve dizer como concretamente as ações vão ser realizadas na unidade de saúde do especializando. As ações elencadas na planilha estão distribuídas nos eixos de organização e gestão do serviço, monitoramento e avaliação, engajamento público e qualificação da prática clínica. Verifique se ao detalhar as ações você manteve a distribuição correta. Muitas vezes o especializando coloca a ação em um eixo, mas na prática refere-se a outro eixo.

Alguns estudantes questionam se são muitas ações, mas na realidade estão listadas na planilha ações que são rotina nas unidades de saúde e essenciais para uma boa qualidade da atenção à saúde

A adequação do projeto à sua realidade, à sua possibilidade foi feita pelo dimensionamento da meta de cobertura e pelo detalhamento das ações, que é onde diz como exatamente as metas serão buscadas por esta equipe, como exatamente as ações serão realizadas.

Os indicadores são proporções que definirão a cada mês a situação da ação programática em relação a cada meta que está sendo monitorada. Portanto, no indicador deve estar definido o numerador e o denominador que darão origem a proporção que está sendo monitorada. A planilha disponibilizada pelo curso já define e detalha o indicador referente a cada meta.

Se há dificuldade, se a equipe é pequena, se não há ACS nesta unidade de saúde, a meta de cobertura será modesta, no entanto, é importante que os especializandos tenham claro que a redução da meta de cobertura faz com que sejam menos os cadastrados no programa e que por isso é possível prever o atingimento de alta porcentagem nas metas relativas à qualidade da atenção. Deve ter sido previsto o alcance de 100% para metas como exame clínico e registro adequado dos cadastrados, pois, certamente, a equipe vai atender bem todos os usuários que são alvo de sua intervenção tendo como roteiro o protocolo e a ficha espelho adotada e vai registrar este atendimento.

Finalmente, verifique a logística que vai operacionalizar tudo isto e o cronograma. Um projeto cuidadoso, suficientemente detalhado e realista é a base do sucesso da intervenção.

Ao fazer esta revisão, releia as orientações e os instrucionais das diversas semanas, e veja se tomou em consideração todas as recomendações de seu orientador ao longo destas semanas. Se tiver dúvidas, se achar que existe alguma contradição entre a orientação disponibilizada a cada semana e a recomendação de seu orientador, não se acanhe, converse com seu orientador, peçam ambos apoio à coordenação pedagógica. Esta etapa é o fundamento de sua intervenção, é importante que esteja tudo muito harmônico, bem definido, bem estabelecido, bem claro. É natural quando são tantas pessoas envolvidas que exista alguma discrepância, mas, quando há discrepância, precisamos conversar para esclarecer e chegar ao consenso.

Tendo revisado os demais itens, reveja o título do projeto, este vai ser o título do seu TCC. O título deve ser exatamente descritivo, ou seja, deve ser a ação programática que vai ser implementada, a população alvo e o local onde a intervenção será desenvolvida - Unidade de Saúde (especificando se é UBS ou ESF,CNES), município e estado exemplo: Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta e dois meses, na UBS Nossa Senhora, Pelotas/RS.

Seu projeto deve ficar pronto para ser incluído no volume do TCC, todos os itens feitos exatamente de acordo com as orientações e a formatação determinada pelo manual da UFPel.

Até terça-feira, 15/09/15, no mais tardar, faça sua primeira postagem noFórum de Saúde Coletiva. Comente com seus colegas sobre a revisão que está fazendo, expresse suas dúvidas, comente as postagens dos colegas.

Na área clínica, a tarefa é a resolução do "Caso Interativo 11”. Faça sua primeira postagem no Fórum de Clinica até terça-feira, dia 15/09/15,  conversando sobre o caso interativo, casos clínicos ou dúvidas clínicas de seu cotidiano e, especialmente, sobre aspectos clínicos da intervenção que escolheu. O caso clínico 11 deve ser resolvido até quinta-feira, 17/09/15.

Na quinta-feira, dia 17/09/15, envie:

pelo link "Envio de tarefa - Projeto de Intervenção” o documento texto de seu projeto;

pelo link "Envio de tarefa - Anexo 1 - Planilha de Objetivos, Metas, Indicadores e Ações” (OMIA) a planilha eletrônica com este conteúdo;

pelo link "Envio de tarefa - Anexo 2 - Ficha Espelho” a Ficha Espelho que utilizará na intervenção e

pelo link "Envio de tarefa - Anexo 3 - Planilha de Coleta de Dados” a Planilha eletrônica de Coleta de Dados que utilizará na intervenção.

Além do envio dos componentes do projeto pelos links indicados, há necessidade de sua postagem em seu tópico DOE para que fiquem todos os documentos juntos em um mesmo espaço, facilitando sua organização e propiciando melhor acompanhamento de seu orientador e da coordenação pedagógica.

Paralelamente a finalização do projeto, monitore sua checagem de prontidão para o início da intervenção. A intervenção só será considerada iniciada quando você estiver desenvolvendo ações nos quatro eixos, assim é importante ter tudo preparado para o início da intervenção na semana que vem.

Bom trabalho!

Última atualização: quinta, 10 set 2015, 20:08