Orientação da Semana 1 - 18 de setembro a 24 de setembro
Prezado especializando,
Esta semana você inicia uma nova unidade do curso: a Unidade 3 - Intervenção, que é o coração do curso. As duas primeiras unidades foram a preparação da intervenção e a próxima, a unidade 4, já é a análise da intervenção realizada e a construção do volume final.
Esta unidade tem um desenvolvimento muito regular, ela não pode ser feita de forma mais rápida ou mais demorada, pois ela precisa ter continuidade ao longo de 12 semanas.
Como primeira atividade da semana veja o Vídeo da Unidade 3 - Intervenção. Ele lhe dará um panorama geral sobre a Unidade.
Na unidade anterior você elaborou o projeto de intervenção em todos os detalhes, na penúltima semana fez a checagem de prontidão - verificou se o protocolo que vai ser utilizado já estava disponível no serviço, se os instrumentos de registro que serão utilizados já estavam impressos em quantidade suficiente, se o espaço físico para realização de todas as atividades já estava determinado e a agenda está organizada. Você já deve ter apresentado seu projeto para o gestor. Na quinta-feira, 17/09/15, entregou seu projeto da intervenção e está, portanto, pronto para começar efetivamente a intervenção.
A intervenção deve seguir o projeto, devem ser realizadas as ações previstas buscando os objetivos propostos, obedecendo ao cronograma estabelecido e tudo deve ser adequadamente registrado. Algumas vezes, no decorrer da intervenção, é percebida a necessidade de alguma mudança; esta mudança precisa ser registrada e justificada. É preciso sempre ter presente o projeto, ele é o seu guia, e o cronograma.
No seu tópico DOE da Unidade 3, você deve postar o relatório final da análise situacional e também seu projeto de intervenção completo com todos os seus anexos para que fique de fácil acesso a você mesmo, a seu orientador e ao apoio pedagógico, para proporcionar o acompanhamento adequado, a contínua consulta ao projeto para acompanhamento da intervenção. É importante deixar claro que a intervenção só pode começar com o projeto pronto e com o aval do orientador e que só é considerado que a intervenção começou quando estão sendo realizadas as ações nos quatro eixos da intervenção, ou seja, só há intervenção se começou o atendimento clínico da população foco da intervenção de acordo com a sistematização prevista, com o protocolo do Ministério da Saúde.
Embora tenha sido bastante enfatizado por ocasião da escolha do foco, relembramos que alunos que estejam em uma mesma UBS devem ter focos diferenciados em sua intervenção e que todo o trabalho acadêmico do curso é individual, o curso não aceita tarefas feitas em grupos ou duplas.
Também lembramos que não devem ser repetidos focos de intervenções implantadas anteriormente por outros alunos do curso. A intervenção anteriormente implantada deveria ter sido incorporada à rotina do serviço, mas mesmo que não tenha sido devidamente incorporada, mesmo que esta ação programática não esteja bem, o foco deve ser outro.
As intervenções com todos os focos têm a estrutura em comum, os objetivos específicos sempre visam a cobertura, qualidade da atenção, adesão, registro, avaliação de risco, promoção de saúde, variando, naturalmente, as ações específicas e o conteúdo dos instrumentos de registro em função da população-alvo. Assim, qualquer delas é modelo para a implantação das outras ações programáticas. A intenção é instrumentalizar o aluno e o serviço para progressivamente implantar todas as ações programáticas que são básicas na Atenção Primária à Saúde. Por isto, é importante que o especializando tenha um novo foco. E, como vai atender usuários de todas as ações programáticas, deve procurar conversar com a equipe e retomar a sistematização da ação programática anteriormente implantada. Ver quais foram os pontos que dificultaram a incorporação da intervenção anterior à rotina do serviço e como trabalhar para contorná-los. Este investimento na intervenção anteriormente implantada vai enriquecer o vínculo com a equipe da UBS e contribuir para o sucesso da intervenção que o profissional-aluno está implantando como requisito do curso.
O orientador é co-autor e co-responsável pelo projeto e pela intervenção a ser realizada pelo especializando, portanto, é essencial o aval do orientador ao projeto para iniciar a intervenção. Por outro lado, as orientações da semana e instrucionais relativos a cada item são bastante claros em relação aos requisitos do projeto e o especializando deve ler todo material para evitar de começar a desenvolver um projeto que não esteja de acordo com o solicitado. O estudante é plenamente responsável por ler e atender aquilo que está expresso no material do Curso.
Naturalmente você é um profissional de saúde pública lotado na UBS em que vai realizar a intervenção e, portanto, tem a habilitação legal para implementar qualquer ação que esteja dentro do escopo de suas funções; no entanto, para valer para o TCC a intervenção tem que atender aos requisitos determinados pela proposta do curso e tem que ser acompanhada pelo orientador, o que só é possível com a entrega semanal dos itens complementares Diário da Intervenção e Planilha de Coleta de Dados.
Qualquer dúvida o especializando deve solicitar esclarecimento a seu orientador, ao apoio pedagógico do seu grupo e, se ainda sentir-se inseguro, pode recorrer à Coordenação Pedagógica.
A Unidade 3 - Intervenção tem duração de treze semanas, doze semanas referentes à intervenção propriamente dita, semanas em que ocorre interação com a população alvo e atendimento clínico, e a última para entrega da Planilha de Coleta de Dados final e do Relatório da Intervenção.
Em cada uma das semanas da intervenção deve ser entregue o Diário de Intervenção e a Planilha de Coleta de Dados com a atualização dos dados do público alvo da intervenção atendidos naquela semana. O atendimento clínico é parte essencial da intervenção, portanto, deve acontecer em todas as semanas, de forma cotidiana. A observância da regularidade da entrega do Diário de Intervenção e da Planilha de Coleta de Dados oportuniza bom acompanhamento e ajuste imediato de rumo quando necessário, previne, por exemplo, que eventual equívoco no preenchimento da planilha perdure e repita-se em semanas posteriores.
Você deve ter testado, no final da unidade anterior, a planilha que vai utilizar e isto é importante, pois a coleta de dados começa na primeira semana. O início do registro tem que ser concomitante ao início da intervenção, portanto, se não há Diário da Intervenção e Planilha de Coleta de Dados, não há intervenção. Se um especializando entrega juntos três diários ou três planilhas de coleta de dados, passou três semanas sem orientação e a Universidade, como fiadora desta intervenção, não aceita isto, é exigido que o acompanhamento seja constante.
Atente que os indicadores e gráficos serão parciais até completar 4 semanas. Ao final de cada quatro semanas de intervenção, você incluirá no seu diário da intervenção uma reflexão sobre a evolução considerando os indicadores e respectivos gráficos que ficam assim totalizados para o período que foi trabalhado. Na oitava semana você fará um relatório parcial com a análise da evolução da intervenção até aí para definir a necessidade de algum ajuste de rota.
Recomendamos aos alunos que ainda não estão prontos para iniciar a intervenção que, até começarem a intervenção, façam, no seu tópico "DOE”, às quintas-feiras, uma postagem relatando as atividades que desenvolveram durante a semana, mas, atenção, apenas no seu tópico "DOE”, já que os links para tarefas da Unidade 3 são específicos para as tarefas referentes à Unidade 3, como o Diário da Intervenção e a Planilha de Coleta de Dados. Os tópicos DOE da unidade 2 são fechados no momento em que se abrem os tópicos DOE da unidade 3, portanto, todos devem levar o relatório da análise situacional e o seu projeto mesmo em andamento para o novo espaço, pois é aí que se dará o diálogo com seu orientador. Já as tarefas referentes às unidades anteriores deverão ser postadas no link existente para elas na semana e unidade devidas.
Foi recomendado que a capacitação fosse realizada em paralelo ao desenvolvimento do projeto, mas é natural que continuem ocorrendo ações de capacitação da equipe, discussão de aspectos variados do projeto e da intervenção. No entanto, isto deve ser desenvolvido paralelamente à intervenção, pois as doze semanas de intervenção são para trabalho direto com o usuário e não são possíveis atrasos nesta unidade; no momento em que a intervenção é iniciada, não deve haver interrupção.
Leia, bem no início da semana, a apresentação "Diário da Intervenção” que vai lhe apoiar na elaboração de seu Diário da Intervenção semanal.
Até terça-feira, dia 22/09/15, faça sua primeira postagem no Fórum de Saúde Coletiva comentando com seus colegas sobre como está sendo o início da intervenção, suas expectativas, dificuldades, reação dos usuários, aceitação dos outros membros da equipe e do gestor. Espera-se que você tenha vindo conversando com a equipe desde o início da Análise Situacional e que a intervenção esteja sendo assumida como uma proposta da equipe.
A tarefa da área clínicanesta semana é o Estudo de Prática Clínica 5. Reveja sua lista pessoal de temas a estudar e aborde mais um tema. Utilize a bibliografia recomendada pelo curso e outras a que tiver acesso para analisar o tema. Procure utilizar referências recentes de bons autores para aprofundar seus estudos.
Coloque suas dúvidas e considerações também no Fórum de Clínica para debater o assunto com colegas e orientadores do seu núcleo profissional fazendo sua primeira postagem até terça-feira, dia 22/09/15, no mais tardar, mas, lembre-se, esta é a data limite, é interessante postar ao longo de toda semana, postar com frequência, mais de uma vez, fazer a conversa frutificar, pois ela enriquece a você e seus colegas. Os aspectos clínicos da intervenção devem ser tópico central na sua conversa, tanto falando de seu foco como apoiando os colegas com seus comentários sobre as dúvidas deles.
Na quinta-feira, dia 24/09/15, envie:
seu Diário da Intervenção, pelo link "Envio de Tarefa - Diário da Intervenção 1”
o registro da situação da população alvo-atendida durante a semana pelo link "Envio de Tarefa - Planilha de Coleta de Dados 1”
o EPC realizado pelo link "Envio de tarefa - Estudo de Prática Clínica 5”, .
Além do envio da tarefa pelo link indicado, há necessidade da postagem do Diário da Intervenção e da Planilha de Coleta de Dados semanalmente em seu tópico DOE para que fiquem todos os documentos juntos em um mesmo espaço e para propiciar melhor acompanhamento de seu orientador e da coordenação pedagógica.
Enfatizamos a importância da atenção no envio das tarefas. Cada tarefa deve ser enviada no link específico. Os Diários e planilhas devem ser postados na semana correspondente da intervenção. Quando você começa seu trabalho com a população-alvo, quando você tem dados a registrar na planilha, é sua primeira semana da intervenção e você deve postar seu Diário da Intervenção 1 no link "Envio de Tarefa - Diário da Intervenção 1” e a planilha de coleta de dados 1 no link "Envio de tarefa - Planilha de Coleta de dados 1” e isto será assim em relação a todas as semanas consecutivas da intervenção, não deve haver interrupção. A postagem de tarefa atrasada na semana corrente ocasiona que a tarefa fique sem registro na semana devida. Não use o link de envio de tarefa para justificar o não-envio, converse sobre isto diretamente com seu orientador no seu tópico DOE.
Boa semana de estudos!