Orientação da Semana 2 - 22 de maio a 28 de maio

Prezados especializandos,

O tema da última semana referiu-se ao Engajamento Público. Foi proposta a leitura da Carta de Direitos dos Usuários da Saúde e o preenchimento do questionário de Engajamento Público. O objetivo é conversar no fórum sobre: Que instrumentos a população dispõe para exercer o controle social? O que a comunidade precisa saber sobre sua Unidade de Saúde para exercer o controle social? Qual o papel do profissional de saúde no desenvolvimento do controle social pela comunidade e, ao mesmo tempo, qual o controle social sobre a saúde pública e o funcionamento de sua unidade que cabe ao profissional de saúde? Como é a Educação em Saúde que promove o desenvolvimento do Controle Social?

Estivemos lendo alguns dos tópicos do Fórum de Saúde Coletiva e encontramos algumas postagens muito interessantes, especialmente no tópico dos grupos 3 e 4. Muitas pessoas trazendo que em sua comunidade a Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários do SUS não é conhecida e como vão fazer para divulgá-la, outros contando iniciativas que já tomaram. Alguns alunos que começaram o Curso em turmas anteriores relatam que já implementaram a Carta em suas UBS. Já não é pequeno o número dos que falam da implantação do Conselho Local de Saúde a partir do estudo proposto pelo Curso. Estas são notícias maravilhosas!

É importante que os especializandos tenham claro que o fórum é um lugar de conversa, não é lugar para postagem de tarefa. Não é lugar para postagem de tarefas como anexo e também não é lugar para colocar a tarefa como uma postagem, resumida. É importante que cada um coloque seus comentários sobre o tema, mas também é muito importante que leia as postagens dos outros participantes e comente, pergunte, converse. Não é para ser uma sequência de postagens independentes, é para ser uma conversa. Interajam com as postagens dos colegas.

A Análise Situacional proposta pelo curso é a análise do serviço não é a análise da situação de saúde da população. Acreditamos que esta análise é uma ferramenta importante para qualificar o serviço e que a qualificação do serviço terá impacto positivo na saúde da população.

Consideramos como aspecto muito importante do Engajamento Público o conhecimento pelo usuário do atendimento clínico que ele deve receber em função de sua situação de saúde, o conhecimento quanto a como deveria ser a estrutura física da UBS que atende a sua área, como deveriam ser os horários de funcionamento da UBS assim como os horários dos profissionais. Estes aspectos deveriam estar expostos em murais da UBS. De acordo com o que lemos, muitos de vocês concordam conosco.

Será que um bom começo em termos de Educação em Saúde seria analisar junto com os usuários a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde e observar o que na rotina do serviço está de acordo com a Carta e o que não está? Pensar junto com os usuários como poderiam colocar em prática a proposta da Carta? O que os usuários consideram que é controle social?

Lendo os tópicos ficamos sabendo como é o Engajamento Público no serviço de alguns dos participantes destes tópicos e como desejariam que fosse. É importante que cada um tenha claro em relação a seu serviço como é agora e como desejaria que fosse, pois o  primeiro passo para mudar ou para criar uma realidade é sonhar! É pensar o que queremos, como queremos que seja a realidade!

A conversa no fórum é muito importante para ir desenhando o seu sonho, para percorrermos a distância existente entre a proposta expressa pela Carta de Direitos dos Usuários da Saúde e a realidade. É comum, no exercício profissional, "escorregar” para a prática de orientações impositivas, prescritivas, sem escuta do cidadão que deveria assumi-las, porque é mais "cômodo”, mais "rápido”. No entanto, embora estas orientações sejam corretas e seja cômodo simplesmente "falar”, fazer palestras, ao invés de conversar, ouvir, procurar encontrar o caminho de acordo com a realidade de cada usuário, estas orientações acabam não sendo efetivas, pois o usuário necessitado não vive de acordo com elas. São necessárias ações de engajamento público, embasadas neste novo entendimento, que encaminhem os usuários a mudanças significativas em sua postura quanto à sua própria saúde e relação com o serviço, assumindo a autoria de sua vida.

É preciso também, além do engajamento de si mesmo e do engajamento da comunidade, a busca do engajamento dos outros membros da equipe. O engajamento exige de nós a constante atenção sobre as ações possíveis para estimular o engajamento e sobre os aspectos do engajamento público em cada ação.

Como já dissemos inúmeras vezes, o TCC é elaborado ao longo do curso e aborda a implantação de uma intervenção em uma ação típica de APS que deverá ser incorporada à rotina da UBS e ter continuidade depois do término do curso, sendo este um aspecto importante na avaliação da intervenção. Para que haja esta incorporação à rotina da UBS é muito importante o envolvimento da comunidade para adesão da população alvo à ação proposta e para compreensão de toda comunidade dos benefícios que a sistematização das ações programáticas trará.

Além disso, é essencial o envolvimento da equipe na intervenção. Por exemplo, a prática clínica de acordo com determinado protocolo só poderá ser considerada rotina se for a prática de todos os profissionais da equipe para aquela população. Para alcançar esta sintonia, é necessário que a equipe participe desde o início, que, se for possível, a escolha da população-alvo da intervenção seja feita em acordo por toda equipe. Esta fase da análise situacional é um momento muito oportuno para construir esta colaboração, é um momento que proporciona reflexão conjunta. É interessante levar "o curso” para a reunião de equipe, o que você está fazendo, o que está percebendo da unidade através da análise situacional, ouvir o que o colega tem a dizer, procurar saber como ele vê a unidade. 

O que foi conversado com a equipe sobre o questionário de engajamento público? Se ainda não conversaram sobre isto, conversem e já aproveitem a mobilização provocada pelo preenchimento dos questionários para conversar sobre a análise situacional e ir elaborando-a agregando a visão dos outros membros da equipe. Esta atitude vai ser a base para escolha do foco de sua intervenção em consenso com sua equipe e para envolvimento de todos os profissionais de sua UBS na intervenção.

A primeira tarefa desta semana é preencher o questionário"Estrutura da UBS I”. É interessante observar que todos os aspectos focados no questionário são objeto de normatizações e padronizações oficiais e que vocês vão analisar a adequação da realidade da situação de trabalho de vocês a estas normas e padrões. É importante saber quão próximos ou distantes estamos da norma, é importante que o profissional de saúde esteja bem instrumentado com este conhecimento para conversar com seu gestor sobre estes aspectos e é importante compartilhar com os outros membros da equipe este conhecimento. É também interessante compartilhar com a comunidade.

Antes de preencher o Questionário, leia a Apresentação "Estrutura da UBS I”. Ela contém orientações específicas para o preenchimento do questionário.

Lembramos que os questionários sempre têm uma versão em PDF para impressão e uma versão eletrônica. A versão para impressão é importante para que, se você não tiver acesso à internet no seu local de trabalho, faça as anotações necessárias em papel para depois transferi-las para o questionário eletrônico. As informações registradas são enviadas clicando em "ENVIAR”, no final do questionário eletrônico e são automaticamente armazenadas no AVA ligadas ao seu CPF (Insistimos: A identificação do seu questionário é automática, não é necessário nenhum tipo de informação para identificação). Não é necessário responder a todas as perguntas de uma só vez, se preferir parar de responder, basta clicar em ENVIAR, e quando você retornar seguir respondendo e clicar em ATUALIZAR.

O questionário deve estar completamente respondido até quinta-feira, 28/05/2015.

A segunda tarefa é responder às questões reflexivas que envolvem o questionário, traçando um paralelo entre a situação de sua UBS em relação aos aspectos da estrutura abordados no questionário e as leituras disponibilizadas: a parte do Manual da Estrutura da UBS - MS que se refere aos aspectos focados neste questionário (a outra parte deste material será usado na próxima semana) e o artigo de Siqueira e cols., 2009 - sobre barreiras arquitetônicas.

Explorem qualitativamente as necessidades e limitações observadas, sua significação para a UBS e para o usuário e como elas afetam diretamente o seu trabalho. Examinem também prioridades e possibilidades de enfrentamento levando em consideração sua governabilidade sobre elas.

Preocupem-se em realizar toda a tarefa. Nas semanas anteriores houve alunos que descreveram sua UBS, por exemplo, mas não traçaram o paralelo com a leitura. Assim, alertamos para a importância de ler atentamente as orientações e completar a tarefa.

Na quinta-feira, dia 28/05/15, finalize a reflexão crítica e comparativa com o material de leitura e envie pelo link "Envio de Tarefa - Questões Reflexivas - Estrutura da UBS I”. Lembrem de copiar a resposta às questões reflexivas e colar no seu tópico no Diálogos Orientador/Especializando. Enfatizamos que as duas ações são necessárias: enviar a tarefa pelo link para que seja registrada automaticamente pelo Moodle no seu CPF e postá-la no seu tópico DOE, para que orientador e coordenação pedagógica tenham acesso fácil ao fluxo da conversa, para que os aspectos qualitativos do trabalho sejam acessíveis.

Chamamos atenção que, enquanto para as outras tarefas o enunciado diz que devem ser realizadas "até” a data tal, no caso das tarefas que envolvem a elaboração de uma reflexão, de um parecer pessoal, o enunciado diz que a tarefa deve ser enviada "na” data tal, pois a antecipação não é interessante, é importante usar o tempo entre a solicitação da tarefa e a data da entrega para aprimorar seu pensamento sobre o tema através da conversa nos fóruns com os outros participantes, colegas e orientadores e no seu tópico do Diálogos Orientador/ Especializando (DOE).

Até terça-feira dia 26/05/15, no mais tardar, faça sua primeira postagem nos fóruns:

No Fórum de Saúde Coletiva converse sobre as atividades que está desenvolvendo para Análise Situacional, sobre o envolvimento de sua equipe com as atividades que você está desenvolvendo e ainda mudanças que comece a perceber em sua unidade em função das reflexões e conversas intra-equipe que o curso despertou.

Esta semana não há tarefa da área clínica, mas sua participação no "Fórum de Clínicadeve ser efetiva, poste suas dúvidas e/ou comentários sobre temas clínicos em APS e  casos clínicos de sua prática profissional.

Estes fóruns são espaço de interação, de conversa, quanto mais você conversar, mais aprenderá, a tarefa deve funcionar como mobilizador para a conversa. É interessante levar para os fóruns, principalmente, questionamentos, dúvidas e interagir com os colegas em termos de comentários, de perguntas.

Enfatizamos que tanto quanto a conversa com os colegas é importante para sua aprendizagem para o enriquecimento de sua tarefa, é importante também que a elaboração da tarefa, do texto de reflexão, seja absolutamente individual. O curso não admite tarefas feitas em duplas ou grupos, cada aluno deve elaborar seu texto de forma inteiramente individual. Na medida em que cada tarefa corresponde a um único CPF, tarefas iguais são consideradas plágio, o que como todos sabem configura falta grave, sendo inclusive motivo para desligamento do curso.

Ao final desta unidade, vocês escolherão o foco para a intervenção que vão realizar de acordo com os requisitos do curso. Em virtude justamente desta preocupação com a originalidade dos trabalhos, alertamos a todos os especializandos que profissionais alocados em uma mesma UBS deverão ter focos diferenciados e não deverão repetir focos já trabalhados por profissionais alocados naquela UBS em ano anterior. Estas informações constam do Guia do Especializando, mas quisemos enfatizar na orientação para que todos fiquem bem atentos a estes aspectos.

Conforme explica no Guia do Especializando, com a finalidade de avaliar, não só os estudantes, como o próprio curso são realizados três testes de qualificação cognitiva (TQC) ao longo do curso, no início, no meio e no fim. Estes testes são compostos de duas provas de 25 questões, uma de saúde coletiva e a outra do núcleo profissional. A expectativa é que o estudante verifique seu desempenho, observe quais questões não acertou e se organize para estudar em função da necessidade apontada pelo teste, apoiando-se na bibliografia indicada e também levando aspectos de seu estudo para o fórum de clínica. A cada 15 dias o especializando deve produzir um relatório sobre um dos temas que precisa estudar (tarefa denominada estudo de prática clínica). Estes relatórios constituirão um portfolio que é o produto de cada unidade na área clínica e a avaliação da qualificação da prática clínica considerará estes relatórios.

Não é necessária nenhuma preparação para esta prova, ela é realizada justamente para levantar temas que você precisa retomar, estudar mais. O resultado nesta prova não influencia na sua avaliação no curso, no entanto, o resultado no estudo realizado a partir da prova é componente importante de sua avaliação. Portanto, o estabelecimento dos temas que você vai abordar é essencial.

Nesta semana será disponibilizado o testeTQC1 da Turma 9. O teste deverá ser realizado entre sexta-feira, dia 22/05/2015 à zero hora (horário de Brasília), até quinta-feira, dia 04/06/2015 à meia-noite (horário de Brasília) podendo ser acessado em qualquer momento durante este período por especializandos que ainda não o tenham realizado, pois deve ser resolvido na primeira tentativa (não é possível começar a prova, sair e voltar). O especializando terá duas horas para responder 50 questões, 25 questões de Saúde Coletiva e 25 questões específicas para seu núcleo profissional -medicina. Este tempo começa a contar no momento em que o especializando abre a tarefa Teste de Qualificação Cognitiva (de seu núcleo profissional), portanto, é necessário planejar-se para dispor de duas horas consecutivas para a realização do teste. A realização  da prova é parte essencial do curso, pois ela fornece o roteiro personalizado para os Estudos de Prática Clínica.

Bom trabalho!

Última atualização: quinta, 21 mai 2015, 22:34