Orientação da Semana 7 - 30 de outubro a 05 novembro
Prezados especializandos,
Há uma diferença bem grande entre o número de Projetos de Intervenção postados e o número de Diários de Intervenção. Há 182 projetos postados no link regular e 77 no link da recuperação, isto soma 250 projetos postados e, no entanto, temos apenas 165 Diários de Intervenção 1 e 161 Planilha de Coleta de Dados 1 postados. É importante frisar que a entrega do projeto de intervenção deve ser seguido, de forma imediata, pelo início da intervenção e que a intervenção não deve ser interrompida, portanto, os documentos Diários de Intervenção e Planilha de Coleta de Dados devem ser enviados todas as semanas.
Também precisamos pontuar que o Diário de Intervenção e a Planilha de Coleta de Dados são paralelos e correspondentes, o que o Diário diz deve aparecer na planilha e vice-versa. Ambos coerentes com o Projeto de Intervenção e com o cronograma. Assim se há 165 Diários de Intervenção 1 postados, deveria ter exatamente o mesmo número de Planilha de Coleta de Dados 1 e há uma pequena diferença, como podem observar no parágrafo acima.
Tem surgido algumas questões relativas à intervenção, especialmente aos registros nas planilhas que vamos responder aqui na orientação, pois a dúvida de um pode ser de muitos.
Uma das perguntas se referiu à inclusão dos usuários participantes do Hiperdia na intervenção e pode ser encarada da mesma forma que a pergunta sobre inclusão de usuárias da população alvo da intervenção com foco em Câncer de Mama e Colo de Útero.
A intervenção que está sendo implantada propõe uma qualificação do atendimento através de sua sistematização em relação a quatro eixos: organização e gestão do serviço, monitoramento e avaliação, qualificação da prática clínica e engajamento público. Os usuários da população alvo da intervenção que vinham usando o serviço da UBS, não eram atendidos dentro desta sistemática, não recebiam todas as ações previstas na intervenção que está sendo implantada, por isso não é válido cadastrar previamente todos os participantes do Hiperdia na intervenção que tem como foco Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus, da mesma forma não é válido vasculhar prontuários para cadastrar todas as mulheres da faixa etária prevista na intervenção que tem como foco os cânceres de colo de útero e mama. Não se pode esquecer estes usuários que já estão utilizando o serviço, mas se deve cadastrá-los à medida que forem sendo atendidos, que recebam as ações que lhes devem ser aplicadas. Assim, por exemplo, uma mulher da população alvo da intervenção com foco em câncer de colo de útero e de mama chega a UBS, vai ser atendida, vai ser cadastrada, se estiver com ambos os exames em dia, será registrado como estando com estes exames em dia, receberá as ações aplicáveis - ações de promoção de saúde, de saúde bucal ou quaisquer outras que necessite. Da mesma forma com relação a um usuário da população alvo da intervenção com foco em HAS e/ou DM; quando ele for pela primeira vez atendido dentro da intervenção será cadastrado, receberá todas as ações devidas, toda rotina de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.
Outra questão que surgiu: Porque o denominador para a questão de ter sido colocado para mamar na primeira consulta após o nascimento é o número total de crianças inscritas no programa e pertencentes à área de abrangência da unidade de saúde?
E aqui vai a argumentação explicativa: A proposta do curso é que a intervenção sistematize o atendimento a determinada população de forma que esta sistematização seja integrada à rotina do serviço, ampliada para outras ações programática e, se possível, até para outras unidades. A proposta é uma mudança de mentalidade, valorizando o cumprimento e o registro de todas as ações previstas no protocolo. Então, é interessante que o profissional pergunte a todas as mães, mesmo as das crianças de cinco anos, se a criança foi amamentada, pois esta pergunta, mesmo a resposta sendo negativa, vai insinuando na mente da mãe e da criança a importância da amamentação. Em relação ao profissional, além da importância da amamentação, também é enfatizada a importância do registro. Incorporada a ação programática à rotina do serviço, daqui a cinco anos, estas informações estarão preenchidas para a maioria das crianças.
O resultado baixo em relação a este indicador não prejudica em nada ao aluno e sua análise vai contribuir para aprendizagem do aluno, para sua reflexão. É muito importante que o aluno converse sobre a evolução deste indicador na Discussão dos Resultados demonstrando entendimento.
Questão em relação à intervenção no pré-natal e puerpério: Gestante que teve aborto antes das 20 semanas gestacionais, deve ser incluída na planilha de puerpério? Assim como no caso do parto, deve haver atendimento pós-aborto em um prazo máximo de 15 dias para revisão e orientação sobre vida sexual e planejamento familiar, então, é adequado a inclusão desta mulher na planilha de puerpério.
Estas são questões interessantes de ser debatidas nos fóruns.
As tarefas desta semana na disciplina de Saúde Coletiva são a elaboração do Diário da Intervenção 7 e o preenchimento da Planilha de Coleta de Dados 7 que deve acompanhá-lo. É importante que o Diário postado reflita bem o trabalho que está sendo realizado e que o trabalho seja congruente com o projeto e o cronograma. A reflexão aprofundada durante as doze semanas que duram a intervenção, o Diário bem detalhado, vai contribuir grandemente para a elaboração do Relatório da Intervenção.
Até terça-feira, dia 03/11/15, no mais tardar, faça suaprimeirapostagemnoFórum de Saúde Coletiva compartilhando com seus colegas o andamento de sua intervenção e considerações sobre as questões comentadas nesta orientação.
A tarefa da área clinica, é o Estudo de Prática Clínica 8. Consulte a listagem que você fez dos temas que precisa estudar mais, a partir de seu desempenho no TQC 2, e eleja mais um tema para estudo nesta semana. Utilize a bibliografia recomendada pelo curso e outras a que tiver acesso para aprofundar o tema.
Até terça-feira, dia 03/1/15, no mais tardar, faça,sua primeira postagemno Fórum de Clínica. ATENÇÃO!O estudo de prática clínica postado no link de tarefa não deve ser postado no fórum, seja como postagem, seja como anexo. O espaço do fórum é para conversa, troca de experiências na área clínica. É interessante que, se você tem dúvida sobre algum caso clínico de seu cotidiano ou que tenha surgido em seus estudos de clínica, você compartilhe com seus colegas. É obrigatório a postagem, mas esta postagem não precisa, todas as semanas, se referir a uma dúvida sua, pode ser uma interação com os colegas sobre dúvidas que eles tenham postado, isto é que vai fazer com que a conversa flua.
A dúvida pode ser desde uma questão bem pontual como qual medicamento pode ser utilizado para tratamento de sífilis na falta de penicilina benzatina, uma questão relativa a diagnóstico ou tratamento que seja controversa na literatura ou a postagem de uma foto com uma lesão dermatológica que ainda está sem diagnóstico, etc.
Parece haver algum receio em explicitar dúvidas, mas questionamentos são naturais na prática dos profissionais de saúde. Pensem que informações necessitam expor para que os colegas possam ajudá-lo com a sua dúvida. Estas informações você tem que coletar com o usuário e apresentar de forma estruturada, como nos casos clínicos interativos que vocês resolvem... O aprimoramento da habilidade de discussão de casos é um processo que traz grandes benefícios para o raciocínio clínico.
Na quinta-feira, dia 05/11/15 envie:
- seu Diário da Intervenção, pelo link "Envio de Tarefa - Diário da Intervenção 7”.
- o registro da situação da população-alvo atendida durante a semana, pelo link "Envio de Tarefa - Planilha de Coleta de Dados 7”
- seu Estudo de Prática Clínica, pelo link "Envio de Tarefa - Estudo de Prática Clínica 8”
Além do envio das tarefas pelo link indicado, você também deve postar o Diário da Intervenção e da Planilha de Coleta de Dados, semanalmente, em seu tópico DOE - para que fiquem registrados todos os documentos, juntos, em um mesmo espaço, propiciando melhor acompanhamento de seu orientador e da coordenação pedagógica.
Boa semana de estudos!