Orientação da Semana 10 - 20 de novembro a 26 de novembro
Prezado Especializando,
Esta semana mais uma vez as tarefas na área de Saúde Coletiva são a elaboração do Diário da Intervenção e o registro na planilha de coleta de dados dos atendimentos realizados na última semana. Apesar do nome da tarefa ser sempre o mesmo, seguramente cada semana o seu Diário é diferente, são outras situações a ser narradas, outras vivências e emoções e, portanto, novos insights. Procure trazer para o seu Diário toda esta vivência, como tem evoluído sua relação com a comunidade a partir do início da intervenção, que coisas lhe causam maior entusiasmo ou deixam um pouco triste.
Também queremos comentar sobre o que lemos nos relatórios parciais, pois a data da entrega do Relatório Parcial foi na quinta-feira, dia 12/11, até meia-noite, mesma hora em que foi postada a orientação da semana seguinte, consequentemente ainda não podíamos comentar os relatórios parciais.
Na própria orientação da semana em que foi solicitado o Relatório Parcial da Intervenção havia orientação quanto aos aspectos que devem ser abordados neste relatório:
Ações previstas no projeto a serem desenvolvidas nestas primeiras semanas e que foram realizadas, examinando as facilidades e dificuldades encontradas e se elas foram cumpridas integral ou parcialmente.
Ações previstas no projeto para serem desenvolvidas nestas primeiras semanas e que não foram desenvolvidas, descrevendo o motivo pelos quais estas ações não puderam ser realizadas.
Dificuldades encontradas na coleta e sistematização de dados relativos à intervenção, fechamento das planilhas de coletas de dados e cálculo dos indicadores até este momento.
Análise da incorporação das ações previstas no projeto à rotina do serviço descrevendo aspectos que estão funcionando adequadamente ou que serão melhorados para que a incorporação ocorra.
Verifique se o relatório parcial que você escreveu aborda todos estes pontos e, se for necessário, aprimore-o.
Alguns relatórios parciais estão muito bem! É importante trazermos alguns aspectos levantados para estimular vocês a continuarem neste caminho e também para servir de exemplo para colegas que ainda não tenham chegado a este ponto. Alguns relatórios demonstram satisfação, mencionam a colaboração da gestão e envolvimento da equipe, mas comentam que esta colaboração da gestão e mesmo o envolvimento da equipe foi obtido com esforço, que precisou muita conversa, pois a gestão temia queda no número de atendimentos e a equipe temia aumento do trabalho; mas, conseguindo demonstrar aos gestores que haveria melhora nos indicadores, o apoio aconteceu e demonstrando a equipe que seria o mesmo trabalho, mas de forma mais sistematizada, com melhores registros, obtiveram o comprometimento da equipe e já estão com muitas ações incorporadas à rotina.
Dentre as dificuldades elencadas estão a falta de tempo, pois, como diz em um dos relatórios "precisamos dar atenção às outras ações programáticas”. Sim, sem dúvida, a intervenção não pode prejudicar outras ações programáticas, sua sistemática tem que ser incorporada à rotina da unidade e estendida para as outras ações programáticas. Se for necessário ir um pouco mais devagar, se for necessário mais do que os três meses previstos para a intervenção como parte do Curso para alcançar completamente algumas metas está bem, pois o importante é que a ação programática estabelecida com a intervenção fique bem estruturada e possa servir de modelo para as demais.
Está postada como relatório parcial uma tarefa que cobre apenas as primeiras quatro semanas da intervenção. Como tem sido dito em todas as orientações semanais, as tarefas atrasadas devem ser postadas no link respectivo, deveria ter sido postado na quarta semana e, portanto, não será considerado como a tarefa relativa à semana 8, o Relatório Parcial.
É importante frisar que a intervenção não deve ser interrompida e que os documentos Diário de Intervenção e Planilha de Coleta de Dados devem ser enviados a cada semana para que a UFPel, através de seus orientadores, possa fazer a supervisão do trabalho e chancelá-lo. Se não há envio de documentos - Diário da Intervenção e Planilha de Coleta de Dados - não há intervenção do ponto de vista acadêmico.
Muitos especializandos foram avaliados como reprovados no fechamento do período regular da primeira parte da U3, pois não haviam entregado o relatório parcial da intervenção, que é o produto final da disciplina de Saúde Coletiva-Intervenção I. Todos os alunos que não entregaram o produto final da unidade 3 estão reprovados em Saúde Coletiva e estão em recuperação nesta disciplina.A recuperação é constituída pela continuação da atividade, enviando Diário de Intervenção e Planilha de Coleta de Dados a cada semana, sem nenhuma interrupção. O especializando que deixar de enviar os documentos correspondentes em uma semana, receberá e-mail de desligamento por reprovação na U3.
Também é necessário frisar que a intervenção exige ações continuadas nos quatro eixos: organização e gestão do serviço, monitoramento e avaliação, engajamento público e qualificação da prática clínica. Se em um dos eixos não estiver ocorrendo ações, se não estiver acontecendo atendimento clínico, não há intervenção.
As tarefas de saúde coletiva desta semana são a elaboração do Diário da Intervenção 10 e registro dos dados na Planilha de Coleta de Dados 10. Além disto, você deve ler mais um artigo para discussão no Fórum de Saúde Coletiva, "Leitura Lancet Brasil 2011, Schmidt, MI Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais”.
Até terça-feira, dia 24/11/15, no mais tardar, faça suaprimeirapostagem noFórum da Unidade 3 "Como está sendo implementado o projeto de intervenção no serviço?” conversando sobre sua UBS, o andamento da intervenção, aspectos em que observa mudanças no serviço desde o início da intervenção. Converse também sobre o artigo lido relacionando-o ao contexto de sua UBS.
A tarefa da área clínica é a resolução do Caso Clínico 16. Até terça-feira, dia 24/11/15, no mais tardar, faça sua primeira postagem no Fórum de Clínicainteragindo com as dúvidas dos colegas, contribuindo para a conversa sobre os diferentes temas clínicos que surgirem, trazendo suas dúvidas e comentários sobre situações de seu serviço, temas da área clínica, sobre o caso clínico 16 e, especialmente, sobre situações clínicas relativas à sua intervenção. O caso interativo 16 deve ser resolvido até quinta-feira, dia 24/11/15.
Na quinta-feira, dia 26/11/15envie:
pelo link "Envio de Tarefa - Diário da Intervenção 10” o seu Diário da Intervenção
pelo link "Envio de Tarefa - Planilha de Coleta de Dados 10” o registro da situação da população alvo atendida durante a semana.
Voltamos a enfatizar a necessidade de postar seu Diário da Intervenção, a cada semana tanto no link de tarefas como no seu tópico DOE. Isto é requerido e é imprescindível para o adequado acompanhamento do orientador e do apoio pedagógico. O tópico DOE do especializando é o espaço por excelência para a orientação, nele, portanto, deve transparecer a evolução do pensamento do estudante estimulada pelo orientador. Deve haver conversa sobre as tarefas, sobre o desenvolvimento da intervenção.
Boa semana de trabalho!