Orientação da Semana 11 - 27 de novembro a 03 de dezembro
Prezado especializando,
Uma vez que as intervenções devem durar 12 semanas, esta é a penúltima semana da intervenção requerida pelo Curso, mas é um processo que se pretende que seja continuado no serviço e disseminado, enquanto sistematização, para o atendimento de outras populações prioritárias, para outras equipes e serviços e que seja levado por você para outros ambientes em que venha a trabalhar, portanto, o processo terá continuidade mesmo depois da finalização do curso.
Aproveite para verificar se você tem alguma pendência em tarefas anteriores, cheque se você postou todas as tarefas da intervenção, se revisou as tarefas postadas de acordo com os comentários de seu orientador. Observe também os resultados parciais e o andamento do projeto com bastante cuidado refletindo sobre o que está observando, já se preparando para a finalização da intervenção, vendo se há alguma coisa que você deva corrigir.
Vamos aproveitar alguns parágrafos escritos por alunos como mote para comentários sobre as intervenções.
Uma das especializandas publicou fotos sobre uma feira de saúde ocorrida em seu município e quanto esta situação oportunizou atendimentos, solicitações de exames, servindo para minorar carências desta população. Sem dúvida estas atividades são importantes e oportunizam aproximação da população com a equipe e podem servir para chamar a população para as atividades de rotina da UBS, para as atividades programáticas. Seria maravilhoso se a população fosse acompanhada de forma rotineira com atividades de promoção e prevenção de saúde, não sendo necessários, portanto, estes mutirões, não é mesmo? É importante termos sempre presente a importância deste atendimento rotineiro tendo como foco a promoção e a prevenção, pois os problemas de saúde pública só podem ser realmente resolvidos desta forma, os mutirões são bem vindos diante da necessidade, mas temos que colocar nosso olhar no futuro com vistas a torná-los desnecessários. Este é um aspecto interessante para você debater com sua equipe, mostre a importância da atividade sistematizada rotineiramente.
Frase em um dos tópicos: "...esta semana por conta do grande quantitativo de atendimentos não foi possível realizar atividades de cunho educacional com a população, entretanto na próxima semana daremos ênfase ao segmento.” As atividades de promoção de saúde, de educação para saúde, devem ocorrer cotidianamente e provavelmente ocorrem. Em cada atendimento deve ser dada a orientação adequada à circunstância de vida daquele usuário, de acordo com sua idade, com sua condição física, etc. O profissional também deve conversar com este usuário sobre sua família, sobre os atendimentos que a unidade disponibiliza para os outros membros da família, seja em puericultura, atendimento odontológico, pré-natal, etc. O usuário tem crianças? Vale à pena perguntar se estas crianças têm feito suas vacinas, por exemplo. Com isto a atividade educacional será sempre realizada com grande proveito para o usuário, que vai incorporá-la muito melhor na medida em que é diretamente focada em sua circunstância.
Esta frase nos preocupou: "...estamos em fase final de coleta de dados ". O TCC não é um estudo, é uma intervenção que deverá ser incorporada à rotina do serviço. A coleta de dados deve ter continuidade. Quando o especializando tiver cumprido todas as semanas da intervenção requeridas pelo curso e estiver fazendo a unidade 4, Avaliação da Intervenção, deverá continuar os atendimentos da população alvo da intervenção que implantou da mesma forma, obedecendo o protocolo e fazendo todos os registros.
Outra postagem: "Estou muito orgulhosa. Minha Intervenção está ocorrendo de acordo como previsto, e mais ainda porque consegui realizar a Intervenção e continuar realizando as consultas referentes as outras ações da ESF, Puericultura, Preventivo, Planejamento Familiar, Hiperdia etc...” Sem dúvida tem que ser desta maneira, é muito bom ler esta frase. A intervenção não pode prejudicar outras atividades da UBS, pois ela não é um mutirão, então, tem que ser incorporada à rotina sem que o atendimento a esta população alvo prejudique outras populações. O que se espera é que a longo prazo o atendimento a cada uma das populações seja sistematizado como está sendo o atendimento à população alvo da intervenção implantada como requisito do curso.
Há algumas postagens referindo preocupação com o atingimento das metas, colocamos esta postagem como exemplo: Não, quase totalidade das metas são impossíveis de serem atingidas o patamar de 100% em determinadas situações. Você é deslocado por 42km para o interior de uma cidade já interiorana, a equipe te pressiona para terminar o atendimento em menor tempo possível para que o retorno para a cidade não seja após o tempo de trabalho (1h e meia de viagem). Os integrantes da equipe nem sempre estão motivados para realizar as atividades da intervenção. E é IMPOSSÍVEL fazer tudo SOZINHO em uma UBS, o trabalho é coletivo. E para complementar: As gestões do Brasil pouco ou nada oferecem para facilitar a vida de nós profissionais.
Realmente há situações bem difíceis e preocupantes, pois todos compreendemos o desejo dos profissionais de concluírem sua jornada de trabalho dentro do horário. Ao mesmo tempo as metas de qualidade se referem a ações que devem ser realizadas para que o atendimento daquele usuário seja adequado, para que sua saúde seja realmente cuidada como é necessário. Assim, quando a consulta não obedece o protocolo, os usuários podem ficar expostos a riscos que seriam evitáveis.
Voltamos a enfatizar que o denominador das metas de qualidade se refere aos usuários cadastrados naquela intervenção e que é muito importante implantar a intervenção com qualidade, deixar bem claro no projeto as ações necessárias para configurar um atendimento adequado. Os especializandos não serão prejudicados em sua avaliação por não atingirem determinadas metas, mas deverão, em seu relatório, justificar esta situação, descrever muito claramente as circunstâncias. Esperamos que esta descrição, que constará do relatório ao gestor, que é também parte do TCC, mobilize os administradores para busca de soluções para estas situações.
Forma encontrada para driblar dificuldade: Faz parte da intervenção em melhoria do atendimento a pacientes diabéticos e hipertensos, reciclar a equipe em reuniões agendadas. Como isto se mostrou inviável, no final do expediente, realizo um chamamento para o pessoal participar de encontros, onde exponho assuntos pertinentes à intervenção. São reuniões semanais, no período da manhã e tarde. Por serem reuniões curtas, não fica aborrecido e funciona como um encontro informal. Está dando resultado! Excelente solução! Muitas vezes um encontro curto, bem focado, tem melhor resultado para aprendizagem, é mais leve, as informações são mais objetivas.
Reflexão importante: "...refleti muito sobre como a intervenção está mudando a rotina da unidade de saúde. Pode parecer pouco para alguns, mas implantar uma nova rotina, que funcione corretamente e se perpetue na unidade de saúde é uma tarefa difícil, mas satisfatória.” Sem dúvida a implantação do atendimento qualificado e sistematizado é muito importante, pois esta cultura ficará implantada, será disseminada para diversas ações e contaminará outros profissionais e talvez outras equipes.
As tarefas de Saúde Coletiva são o Diário da Intervenção 11 e o registro dos dados na Planilha de Coleta de Dados 11.
Até terça-feira, dia 01/12/15, no mais tardar, faça suaprimeirapostagem noFórum da Unidade 3 "Como está sendo implementado o projeto de intervenção no serviço?” conversando sobre sua UBS, o andamento da intervenção, aspectos em que observa mudanças no serviço desde o início da intervenção. Converse também sobre os comentários trazidos nesta orientação sobre aspectos surgidos nas postagens.
A tarefa da área clínica é o Estudo de Prática Clínica 10. O tema deste Estudo de Prática Clínica deve ser selecionado da listagem resultante de seu desempenho no TQC 2. Utilize a bibliografia recomendada pelo curso e outras a que tiver acesso para aprofundar o tema e elabore um texto sobre o assunto contendo, no mínimo, quinhentas (500) palavras.
Até terça-feira, dia 03/12/15, no mais tardar, faça,sua primeira postagem no Fórum de Clínica. ATENÇÃO!O estudo de prática clínica postado no link de tarefa não deve ser postado no fórum, seja como postagem, seja como anexo. O espaço do fórum é para conversa, troca de experiências na área clínica. É interessante que, se você tem dúvida sobre algum caso clínico de seu cotidiano ou que tenha surgido em seus estudos de clínica, você compartilhe com seus colegas. É obrigatório a postagem, mas esta postagem não precisa, todas as semanas, se referir a uma dúvida sua, pode ser uma interação com os colegas sobre dúvidas que eles tenham postado, isto é que vai fazer com que a conversa flua.
A dúvida pode ser desde uma questão bem pontual como qual medicamento pode ser utilizado para tratamento de sífilis na falta de penicilina benzatina, uma questão relativa a diagnóstico ou tratamento que seja controversa na literatura ou a postagem de uma foto com uma lesão dermatológica que ainda está sem diagnóstico, etc.
Parece haver algum receio em explicitar dúvidas, mas questionamentos são naturais na prática dos profissionais de saúde. Pensem que informações necessitam expor para que os colegas possam ajudá-lo com a sua dúvida. Estas informações você tem que coletar com o paciente e apresentar de forma estruturada, como nos casos clínicos interativos que vocês resolvem... O aprimoramento da habilidade de discussão de casos é um processo que traz grandes benefícios para o raciocínio clínico.
Na quinta-feira, dia 03/12/15 envie:
pelo link "Envio de Tarefa - Diário da Intervenção 11” o seu Diário da Intervenção
pelo link "Envio de Tarefa - Planilha de Coleta de Dados 11” o registro da situação da população alvo atendida durante a semana.
pelo link "Envio de Tarefa - Estudo de Prática Clínica 10” seu Estudo de Prática Clínica
Boa semana de trabalho!