Orientação da Semana 4 - 08 de janeiro a 14 de janeiro de 2016

Prezado especializando,

Na semana passada, para postagem na quinta-feira, dia 07/01/16, você montou e entregou o produto final da U4, a Avaliação da Intervenção e também montou e entregou o volume do seu TCC.

A elaboração do relatório de avaliação da intervenção deve ter proporcionado uma visão clara e sistemática de sua intervenção tornando-o capaz de descrevê-la - o que foi feito, como foi feito, quais os avanços e possibilidades futuras, pontos que precisam ser melhorados, oportunidades de aliança com a comunidade e com os gestores - em linguagem adequada ao entendimento dos gestores e da comunidade.

Para elaborar o relatório de sua intervenção para a comunidade, você vai fazer um exercício prévio. Você vai ler seu relatório de Avaliação da Intervenção e fazer, a partir dele, um pequeno roteiro, apenas para não esquecer de algum ponto importante, que lhe guie para contar sua intervenção individualmente para três pessoas da comunidade. Procure ser bem coloquial, dar oportunidade para que o ouvinte o questione, estar atento para observar se a pessoa está compreendendo bem o que você está contando. Anote suas observações para orientar o tom em que você deve escrever seu relatório para a comunidade.

Para elaborar o relatório de sua intervenção para os gestores, elabore um pequeno roteiro para guiar uma conversa sua com o/a gerente de sua UBS (se você for o/a gerente, converse com um colega) sobre sua intervenção procurando observar a linguagem adequada para relatar aos gestores sua intervenção. O relatório será dirigido aos gestores  municipais, secretário de saúde, prefeito, você vai conversar com o/a gerente de sua UBS justamente para encontrar o tom adequado para elaborar seu relatório para os gestores.

A situação que você vai relatar é a mesma e é também a mesma que você já relatou em seu relatório da intervenção e na avaliação da intervenção, mas os aspectos que devem ser enfatizados, o nível de detalhamento que deve ser abordado são diferentes e, para que todos os atores possam tomar conhecimento mais pleno de seu trabalho, é importante esta diferenciação da linguagem.

O relatório para a comunidade deve enfatizar o que a comunidade ganhou com a intervenção, aproveitar a oportunidade para fazer engajamento público. Certamente para realizar a intervenção algumas atividades da UBS sofreram restrição, é hora de mostrar para a comunidade que o balanço é positivo. É hora de reforçar a aliança com a comunidade apontando como a intervenção será incorporada à rotina do serviço e como a comunidade pode apoiar o serviço para que a atenção à saúde na UBS seja cada vez melhor.

No relatório para os gestores municipais você precisa "vender seu peixe”, mostrar a qualificação da atenção à saúde resultante da intervenção. Com este trunfo na mão, é preciso apontar para os gestores que aspectos dependentes da gestão foram importantes para viabilizar e/ou melhorar a intervenção realizada. Sempre comece apontando aquilo que tem de mais positivo, depois indique os aspectos da gestão que, se melhorados, poderão ajudar a qualificar ainda mais seu serviço, viabilizarão a ampliação da intervenção e/ou a implementação de outras ações programáticas.

Assim, o primeiro passo é a conversa individual com três pessoas da comunidade contando sua intervenção para embasar a realização de sua primeira tarefa:oRelatório da Intervenção para a Comunidade.

O segundo passo é a conversa com o/a gerente de sua UBS para embasar a realização de sua segunda tarefa: o Relatório da Intervenção para os Gestores Municipais.

Até terça-feira, dia 12/01/16, faça sua primeira postagem no Fórum de Saúde Coletiva comentando com colegas e orientadores sobre os insights que a elaboração dos relatórios para a comunidade e para os gestores estão lhe proporcionando.

Na área clínica sua tarefa é o Estudo de Prática Clínica 13. Reveja sua lista pessoal de temas a estudar e aborde mais um tema. Utilize a bibliografia recomendada pelo curso e outras a que tiver acesso para analisar o tema. Procure utilizar referências recentes de bons autores para aprofundar seus estudos.

Coloque suas dúvidas e considerações também no Fórum de Clínica para debater o assunto com colegas e orientadores do seu núcleo profissional fazendo sua primeira postagem até terça-feira, dia 12/01/16, no mais tardar, mas, lembre-se, esta é a data limite, é interessante postar ao longo de toda semana, postar com frequência, mais de uma vez, fazer a conversa frutificar, pois ela enriquece a você e seus colegas.

Na quinta-feira, dia 14/01/16 envie:

sua primeira tarefa pelo link "Envio de Tarefa - Relatório da Intervenção para a Comunidade”

sua segunda tarefa pelo link "Envio de Tarefa - Relatório da Intervenção para os Gestores”

seu Estudo de Prática Clínica, pelo link "Envio de Tarefa - Estudo de Prática Clínica 13”

Além do envio da tarefa pelo link indicado, há necessidade de sua postagem em seu tópico DOE para que fiquem todos os documentos juntos em um mesmo espaço, facilitando sua organização e propiciando melhor acompanhamento de seu orientador e da coordenação pedagógica.

Você já postou, no DOE da U4, os produtos finais das unidades anteriores? Seu relatório da análise situacional, seu projeto de intervenção, seu relatório da intervenção? Se ainda não o fez, é necessário que o faça de imediato.

Estudantes que ainda estejam realizando a intervenção devem utilizar o seu tópico DOE da Unidade 4. Entretanto, as tarefas da intervenção devem ser postadas em seus links respectivos na Unidade 3. A postagem de tarefa atrasada na semana corrente ocasiona que a tarefa fique sem registro na semana devida. Não use o link de envio de tarefa para justificar o não-envio, converse sobre isto diretamente com seu orientador no seu tópico DOE.

terceiro e último TQC do curso será aberto sexta-feira, dia 08/01, às 00:01 horas (horário de Brasília) e permanecerá disponível até quinta-feira, dia 21/01, às 23:59 horas (horário de Brasília) para ser realizado por todos os alunos da Turma 9, tanto os que estão em dia com o curso, como os que ainda estão desenvolvendo as Unidades 3 ou semanas anteriores da Unidade 4. A prova poderá ser acessada em qualquer momento durante este período por alunos que ainda não realizaram a prova e deve ser resolvida na primeira tentativa (não é possível começar a prova sair e voltar). O especializando terá duas horas para responder 50 questões, 25 questões de Saúde Coletiva e 25 questões específicas para o núcleo profissional da medicina. Este tempo começa a contar no momento em que você abre a tarefa "Teste de Qualificação Cognitiva 3 - Medicina", portanto, planeje-se para dispor de duas horas consecutivas para a realização do teste.

Boa semana de estudos!

Última atualização: quinta, 14 jan 2016, 23:37