Orientação 2 - 22/04
Prezad@s capacitand@s,
Percorrendo os tópicos do fórum neste início de capacitação, lendo as postagens no fórum da capacitação, chamou-nos bastante atenção o número de candidatos que têm vínculo anterior com o curso, que foram alunos, e que propõe-se como candidatos a orientador por ter considerado que o curso atendeu à sua expectativa. Sente-se um ambiente de muito entusiasmo com o curso, com as possibilidades que o nosso Sistema Único de Saúde abriga e com nosso papel para alavancar as mudanças que sonhamos que talvez seja alimentada também por uma perspectiva que os candidatos já têm do curso e que se confirma na leitura do Projeto Pedagógico.
Para dar continuidade ao nosso estudo sobre o papel e a função do orientador faremos a leitura dos Guias do Orientador e do Especializando. É interessante como, embora tratando do mesmo assunto, as diferenças entre os documentos não são pequenas, eles se complementam e a leitura de um não dispensa a leitura do outro. Esperamos que estas leituras corroborem o entusiasmo que o Projeto Pedagógico fez emergir.
Na postagem anterior, foi solicitado um texto analisando o Projeto Pedagógico em relação à expansão da Saúde Pública e aos programas PROVAB e Mais Médicos - tudo isto vinculado com seu sonho para a saúde pública brasileira. Nesta postagem, agora, a tarefa é, após a leitura atenta dos dois guias (do especializando e do orientador), fazer um texto entre 300 e 600 palavras que aborde:
- aspectos interessantes em nosso enfoque do papel do orientador e do especializando
- aspectos difíceis para a atuação do orientador e do especializando
- dúvidas em relação às atribuições do orientador
- paralelo dos guias do orientador e do especializando com o projeto pedagógico, apontando pontos coerentes e possíveis incoerências
- alguma coisa mais que tenha surgido em relação ao projeto pedagógico depois de ler os guias
Um dos aspectos mais importantes da função do orientador é o feedback. Ele é bastante abordado no guia do orientador, é um tema caro à área da educação e que tem estreita relação com o acolhimento, tema caro à área da saúde. Um bom, significativo e cuidadoso feedback é uma forma de acolhimento.
Nossa segunda tarefa desta postagem se refere especificamente ao feedback. Para realizá-la, comece por ler a Apresentação “Falando sobre feedback”, depois leia o "Enunciado da Tarefa - Introdução da Avaliação da Intervenção". Estes slides descrevem detalhadamente uma tarefa solicitada aos especializandos. A seguir, acesse o documento “Tarefa sobre Feedback”. Neste documento, disponibilizamos duas respostas a tarefa solicitada nos slides e os feedbacks que cada uma destas tarefas recebeu. Comente e refaça o feedback de acordo com o que considerar necessário.
Faça, também, como parte desta tarefa, um comentário sobre a arte de dar feedback, o que precisa embasar o feedback, o que ele precisa transmitir, por onde se começa, como se fecha...
As duas tarefas devem ser concluídas até à meia-noite do dia 24/04.
Poste a primeira tarefa no link “Envio de tarefa 1 - Comentários sobre os Guias do Orientador e do Especializando correlacionando com o Projeto Pedagógico”.
A segunda tarefa deve ser postada pelo link “Envio de Tarefa 2 – Feedback”.
Bom trabalho!