Orientação da Semana 06 - 19 de junho a 25 de junho

Prezado especializando,

Dando continuidade a análise do processo de trabalho na UBS em relação às ações programáticas mais comuns, sua primeira tarefa esta semana é responder ao "Questionário sobre Atenção à Saúde da Criança”. Ele tem como objetivo que você sistematize suas observações sobre a forma como se dá o atendimento a este grupo populacional na UBS em que trabalha. Antes de preenchê-lo, é necessário que leia a "Apresentação - Saúde da Criança - Questionário e Caderno de Ações Programáticas e também o documento "MS 2012, Saúde da Criança, Caderno de Atenção Básica nº 33” (a parte prioritária para leitura nesta semana são as páginas 33 a 76 disponível na postagem relativa a parte I do documento).

A segunda tarefa da semana é preencher a parte de  "Saúde da Criança” do Caderno de Ações Programáticas. Veja algumas dicas sobre ele ao final da "Apresentação - Saúde da Criança - Questionário e Caderno de Ações Programáticas”.  Observe os denominadores gerados a partir das estimativas populacionais e veja se correspondem à sua percepção do que ocorre na realidade de seu serviço.

terceira tarefa é responder às Questões Reflexivas sobre Atenção à Saúde da Criança. Siga o roteiro recomendado "Questões Reflexivas - Atenção à Saúde da Criança” primeiramente refletindo sobre a qualidade da informação disponível e a seguir reflita sobre a situação da atenção à saúde da criança na sua UBS. Para responder às questões reflexivas leve em consideração todas as tarefas e leituras realizadas.

Até terça-feira, dia 23/06/15, no mais tardar, faça sua primeira postagem no Fórum de Saúde Coletiva, comentando sobre a organização do atendimento à Saúde da Criança em sua UBS e também comentários/críticas aos manuais técnicos. Aproveite a conversa para aprimorar suas ideias para responder às questões reflexivas.

quarta tarefa da semana é o "Caso Interativo 4”. Como consideramos interessante que a análise do processo de trabalho relativo a cada uma das ações seja acompanhada na área clínica por um caso clínico sobre o mesmo tema, o desta semana é sobre saúde da criança.

Faça sua primeira postagem no  Fórum de Clínica até terça-feira, dia 23/06/15, no mais tardar, trazendo reflexões que as atividades tenham feito emergir: os casos interativos, situações de seu serviço e outros temas da área clínica, especialmente em relação ao atendimento às crianças de zero a 72 meses. Interaja com as reflexões dos colegas.

Na quinta-feira, dia 25/06/15, entregue suas tarefas:

oCertifique-se de que seu questionário está completo. Lembramos que os questionários sempre têm uma versão em PDF para impressão e uma versão eletrônica. A versão para impressão é importante para, no caso de você não ter acesso à internet no seu local de trabalho, fazer as anotações necessárias em papel para depois transferi-las para o questionário eletrônico. As informações registradas são enviadas clicando em "ENVIAR”, no final do questionário eletrônico e são automaticamente armazenadas no AVA ligadas ao seu CPF (Insistimos: A identificação do seu questionário é automática, não é necessário nenhum tipo de informação para identificação). Não é necessário responder a todas as perguntas de uma só vez, se preferir parar de responder, basta clicar em ENVIAR, e, quando retornar, seguir respondendo e clicar em ATUALIZAR. Seu questionário deve estar totalmente preenchido até quinta-feira, dia 25/06/15. A versão considerada é a versão eletrônica.

oA sua atividade na aba de Saúde da Criança do Caderno de Ações Programáticas é salva automaticamente e disponibilizada para visualização de seu orientador.

oFinalize a reflexão crítica e comparativa com o material de leitura e envie pelo link "Envio de tarefas - Questões Reflexivas - Atenção à Saúde da Criança”.

Lembre de copiar as respostas às questões reflexivas e colar no seu tópico no Diálogos Orientador/Especializando (DOE). Enfatizamos que as duas ações são necessárias: enviar a tarefa pelo link para que seja registrada automaticamente pelo Moodle no seu CPF e postá-la no seu tópico no Diálogos Orientador/Especializando (DOE) para que especializando, orientador e coordenação pedagógica tenham acesso fácil ao fluxo da conversa, para que os aspectos qualitativos do trabalho sejam acessíveis. 

Boa semana de estudos!

Última atualização: quinta, 18 jun 2015, 23:08