Os seguintes cursos gratuitos estão disponíveis para todos os profissionais da saúde:
Curso de Atualização no Combate Vetorial ao Aedes aegypti: voltado aos Agentes de Controle de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, membros das Forças Armadas e outros profissionais interessados em ampliar os conhecimentos sobre Dengue, Zika e Chikunghunya e eliminação do mosquito.
Manejo Clínico para a Dengue e Chikungunya: destinado à qualificação profissional para diagnóstico e manejo do paciente com Dengue e Chikungunya. É oferecido de forma permanente e seu público-alvo são os profissionais de saúde de nível superior.
Zika: abordagem clínica na atenção básica: Destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de nível superior da atenção básica, o curso abordará questões relacionadas a suspeita, notificação, investigação, diagnóstico e conduta nos casos e situações tratadas nos protocolos aprovados pelo Ministério da Saúde. Com 45h de duração, o curso é dividido em quatro unidades que abordam os aspectos epidemiológicos, de promoção à saúde e prevenção, quadro clínico e abordagem de pacientes infectados. O capitulo três, por exemplo, foi integralmente dedicado aos cuidados com as gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus da Zika e do recém-nascido com microcefalia.
Telessaúde
O gestor deve incentivar a disponibilização e o acesso ao uso dos núcleos de Telessaúde para orientação dos profissionais de AB para o combate ao mosquito:
Agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e os militares: telefone 0800 645 3308