Sobre a P2K


Por meio Plataforma Kurt Kloetzel, o Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas disponibiliza, em acesso aberto, materiais educacionais de Saúde da Família.



Assista ao vídeo e conheça nossa plataforma




No âmbito da Saúde Coletiva, a P2K disponibiliza:

Questionários eletrônicos

utilizados para a análise situacional de estrutura e processo de trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS);

Fichas espelho

auxiliam no controle das consultas de retorno, na identificação de faltosos e na preparação para busca ativa de usuários do serviço;


Planilhas eletrônicas

automatizadas de Objetivos, Metas,Indicadores e Ações (OMIA) que facilitam planejar intervenções na UBS;

Caderno de Ações Programáticas (CAP)

ferramenta desenvolvida no âmbito do curso de Especialização em Saúde da Família da UFPel (EaD), para ajudar você a realizar a Análise Situacional da sua UBS, com base nas ações programáticas típicas de Atenção Primária em Saúde (APS);


Planilhas de coleta de dados

calculam automaticamente os indicadores de uma ação programática, na forma de proporções e gráficos de tendência temporal.




Na P2K, também estão disponíveis materiais de Prática Clínica:Casos Clínicos Interativos de Enfermagem, Odontologia e Medicina que abordam temas do cotidiano da APS e estimulam o raciocínio clínico.



Mais recentemente, a Plataforma dispõe de uma série de Calculadoras clínicas: CURB65, DPOC, IMC, Sobrecarga de cuidadores, Complexidade do paciente AD1 e LDL Colesterol.



Além de tudo, é possível acessar mais de 2 mil trabalhos de conclusão de curso (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD) da UFPel, bem como o Curso em si, completo, em suas 4 Unidades.







Todo o material disponível na Plataforma Kurt Kloetzel é de


Mais facilidade e agilidade no acesso!
Agora, a plataforma dispensa a realização de cadastro.




O legado do professor

Kurt Kloetzel

(1923-2007)

Kurt Kloetzel foi fundador, em 1978, do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas. Inquieto, polêmico e generoso, combinava o reconhecimento internacional de pesquisador a uma postura humanista e solidária

Adepto da medicina dita “socializada” viu com entusiasmo a criação do Programa de Saúde da Família. Autor de uma dezena de livros e questionador inato, é o grande inspirador dos materiais disponibilizados na Plataforma e da educação permanente dos profissionais de saúde.

Leia mais sobre Kurt Kloetzel

KLOTZEL, Daniel. Homenagem a Kurt Kloetzel (1923-2007).Interface (Botucatu), Botucatu, v. 11, n. 23, Dec. 2007.Entrevista de Kurt Kloetzel ao Jornal da Epidemiologia, 2000.




Coordenação: Anaclaudia Gastal Fassa e Luiz Augusto Facchini