▏▏
Home
Sobre a P2K
Somos 2 mil
Identifique-se
Contato
Sobre a P2K

Por meio Plataforma Kurt Kloetzel, o Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas disponibiliza, em acesso aberto, materiais educacionais de Saúde da Família.

No âmbito da Saúde Coletiva, a P2K disponibiliza questionários eletrônicos para a análise situacional de estrutura e processo de trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS); planilhas eletrônicas automatizadas de Objetivos, Metas, Indicadores e Ações (OMIA) que facilitam planejar intervenções na UBS; o Caderno de Ações Programáticas (CAP), ferramenta desenvolvida no âmbito do curso de Especialização em Saúde da Família da UFPel (EaD), para ajudar você a realizar a Análise Situacional da sua UBS, com base nas ações programáticas típicas de Atenção Primária em Saúde (APS); fichas espelho, que auxiliam no controle das consultas de retorno, na identificação de faltosos e na preparação para busca ativa de usuários do serviço; além de planilhas de coleta de dados, que calculam automaticamente os indicadores de uma ação programática, na forma de proporções e gráficos de tendência temporal.

Na P2K, também estão disponíveis materiais de Prática Clínica: Casos Clínicos Interativos de Enfermagem, Odontologia e Medicina que abordam temas do cotidiano da APS e estimulam o raciocínio clínico.

Mais recentemente, a Plataforma dispõe de uma série de Calculadoras clínicas: CURB65, DPOC, IMC, Sobrecarga de cuidadores, Complexidade do paciente AD1 e LDL Colesterol.

Além de tudo, é possível acessar mais de 2 mil trabalhos de conclusão de curso (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD) da UFPel, bem como o Curso em si, completo, em suas 4 Unidades.

Todo o material disponível na Plataforma Kurt Kloetzel é de acesso aberto, mediante, apenas, a realização de um cadastro simples de usuário.

O legado do Professor Kurt Kloetzel

Kurt Kloetzel
( 1923 - 2007 )

Kurt Kloetzel foi fundador, em 1978, do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas. Inquieto, polêmico e generoso, combinava o reconhecimento internacional de pesquisador a uma postura humanista e solidária. Adepto da medicina dita “socializada” viu com entusiasmo a criação do Programa de Saúde da Família. Autor de uma dezena de livros e questionador inato, é o grande inspirador dos materiais disponibilizados na Plataforma e da educação permanente dos profissionais de saúde.

Leia mais sobre Kurt Kloetzel