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Especialização em Saúde da Família

O curso tem como principal objetivo melhorar a atenção à saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde seus especializandos atuam. Por meio de uma formação profissional que vai além de atividades acadêmicas, visa a desenvolver capacidade de gestão e organização dos serviços em Atenção Primária à Saúde(APS), institucionalizar o monitoramento e a avalição emsaúde e promover a cidadania, a participação social e o aprimoramento da prática clínica.

O caráter 100% online do curso favorece a capacitação em larga escala dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo uma rede de grandecapilaridade de multiplicadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF).




De 2011 a 2016, o Curso de Especialização em Saúde da Família (ESF-EaD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) capacitou 2322 profissionais da saúde, entre enfermeiros, médicos e odontólogos, de norte a sul e de leste a oeste do Brasil.




Percurso

O especializando é conduzido e acompanhado ao longo de quatro Unidades:



Projeto Pedagógico

O curso proporciona a reflexão sobre a prática ao especializando – que é acompanhado por um orientador, de forma personalizada. Os orientadores, por sua vez, são apoiados por membros da coordenação pedagógica, em um movimento de constante interação formativa entre todos os envolvidos no processo pedagógico.

As atividades são assíncronas, interligadas erealizadas semanalmente, por meio de postagem de tarefas e participação em fóruns.



Além disso, são utilizadas ferramentas desenvolvidas pelo curso, sendo elas:

  • Casos clínicos interativos
  • Teste de qualificação cognitiva
  • Questionários da estrutura da UBS
  • Caderno de ações programáticas
  • Planilha de coletas de dados
  • Planilha de objetivos, metas e ações
  • Booking para agendamento de bancas de TCC



As intervenções

Através das intervenções, o curso habilita seus especializandos a realizarem uma análise sistematizada da situação da UBS em que estão alocados, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e melhora da qualidade dos serviços prestados à população.



O tema da intervenção é o que o aluno quer melhorar no serviço, uma ação programática típica de APS (com protocolo, registro específico e monitoramento regular) que requer ações de organização e gestão do serviço, monitoramento e avaliação, engajamento público e qualificação da prática clínica.




O que se observa nas Defesas de TCC?

  • Melhorias na atenção à saúde
  • Ampliação de cobertura vacinal
  • Implantação do programa de suplementação de ferro
  • Ampliação da 1ª consulta odontológica para gestantes
  • Modificações nos processos de trabalho
  • Incorporação da intervenção à rotina do serviço




  • Intenso envolvimento da equipe
  • Aproximação com os gestores
  • Curso como um canal de comunicação com colegas de todo o país
  • Curso como apoio para o exercício da prática profissional
  • Intervenção como exemplo de boa prática que pode ser adotada por outras equipes, outras UBS e até outros municípios




Coordenação: Anaclaudia Gastal Fassa e Luiz Augusto Facchini