UBS AREAL LESTE
Breve Histórico
A UBS Areal Leste foi fundada em 1981, pelo DMS. Inicialmente a sede ficava no final da Avenida Domingos de Almeida, na casa ao lado da igreja (a puericultura era realizada na sacristia). Após, funcionou durante um período em um ônibus da UFPel (no pátio do colégio Lélia Olmos). Posteriormente, em casa alugada pela Prefeitura, o “Casarão” e, após, em uma casa alugada pela UFPel. Todas na mesma região. Desde 1993 funciona em sede própria, no prédio da antiga Caixa de Pensões do Areal, que foi doada para a UFPel pela comunidade.
Endereço e telefone
A UBS Areal Leste localiza-se na Av. Domingos de Almeida, 4265, Pelotas, RS. CEP 96085-470. Telefone (53) 3284-4334.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta feira, nos turnos da manhã (07h00min às 13h00min) e da tarde (13h00min às 19h00min), durante os doze meses do ano.
Recursos Humanos
Constituem a equipe da UBS seis médicos (cinco docentes e um técnico administrativo em educação), quatro recepcionistas (sendo duas contratadas via Hospital-Escola – HE UFPel e dois técnicos administrativos em educação), quatro enfermeiras (duas docentes e dois técnicos administrativos em educação), quatro técnicas(os) de enfermagem (três técnicos administrativos em educação e um contratado via HE UFPel), uma assistente social (técnica administrativa em educação), uma nutricionista (contrato HE UFPel), um educador físico (docente), nove agentes comunitários de saúde – ACS (contratados pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS), uma higienista (contrato terceirizado) e por quatro guardas (contrato terceirizado), que protegem o patrimônio 24 horas por dia, em turnos contíguos de 12 horas. Com relação à qualificação os seis médicos têm residência médica na área de saúde pública, três realizaram doutorado em Epidemiologia da UFpel, dois estão cursando doutorado e um está no mestrado também em Epidemiologia da UFpel. Uma das enfermeiras docentes tem mestrado em Enfermagem (UFPel) e é doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a outra tem mestrado e está cursando o doutorado em Enfermagem da UFPel. A enfermeira técnica administrativa em educação tem mestrado e é doutoranda da pós-graduação em Ciências da Saúde da FURG. A assistente social é especialista em Educação em Saúde Pública pela UNAERP e em Serviço Social pela UCPel.
Estrutura Física
Na UBS Areal, em relação à estrutura física, a partir da reforma realizada em 2010/2011, houve ampliação da sala de espera que passou a acomodar trinta pacientes sentados e oferta de dois banheiros – um para portadores de deficiência física; da recepção e do número de consultórios (possui oito consultórios de clinica médica e/ou ginecologia), assim como a readequação da sala de enfermagem e/ou procedimentos, da sala de vacinas, da sala de serviço social/grupos, da sala de nutrição/educação física e da sala de orientação/discussão de casos clínicos, da farmácia, da sala de esterilização, da sala de expurgo, da sala de almoxarifado, da cozinha, do saguão de circulação interna com dois banheiros (um de pacientes e um da equipe) e da sala externa para acomodação do lixo contaminado segundo as normas padronizadas pelo Ministério de Saúde do Brasil.
População da área
A população da área de abrangência da UBS está estimada em 5.000 pessoas.
Atualmente estamos com 70% da população cadastrada pelos ACS devido a falta de três
ACS.
Atividades de Ensino
A UBS recebe alunos para estágios curriculares de Medicina, Nutrição, Enfermagem e de Educação Física da UFPel e de Medicina da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia (UPTC) . Recebe também médicos Residentes de Medicina Preventiva e Social (primeiro ano) e médicos Residentes de Psiquiatria.
Quanto ao número de alunos, a UBS recebe quatro discentes da disciplina de Introdução à Medicina em um turno semanal; oito da disciplina de Medicina de Comunidade por turno, em seis turnos da semana; de seis a oito do Estágio de Medicina Social por turno, em nove turnos da semana; de seis a oito do curso de Enfermagem, em seis turnos semanais; de quatro a cinco alunos do curso de Nutrição, em cinco turnos semanais; quatro alunos da Educação Física em dois turnos semanais na sede da UBS; e, um residente de psiquiatria em dois turnos semanais. Os alunos que realizam estágio são acompanhados e orientados pelos docentes do DMS em todos os turnos semanais.
Ações e programas desenvolvidos
A equipe da UBS Areal Leste programa e implementa suas atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde sempre buscando prover atenção integral, contínua e organizada à população. As intervenções clínicas e sanitárias prioritárias são definidas segundo critérios de frequência, risco e vulnerabilidade. O acolhimento às demandas agudas dos usuários é efetivado a partir da classificação de risco, avaliação da necessidade em saúde e análise de vulnerabilidades. Diariamente são realizados atendimentos programáticos individuais (agendados) na sede da UBS vinculados ao pré-natal, à puericultura, à prevenção de câncer de mama e de colo uterino, ao cuidado das doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Doença Mental, etc.), às doenças transmissíveis (DST, HIV/AIDS, Tuberculose, etc.) e a grupos etários prioritários (crianças e idosos); e de demanda espontânea (de acordo com a necessidade sentida pela população).
Os procedimentos realizados incluem: a) testes rápidos de gravidez, de glicemia capilar, de detecção de HIV e sífilis; b) teste do pezinho; c) inserção de DIU; d) suturas, drenagem de abscessos, retirada de corpo estranho, lavagem de ouvido, cantoplastias, cauterizações químicas; e) exame a fresco de secreção vaginal; f) curativos, aplicação de injeção e/ou outros medicamentos via oral ou por nebulização / aerossolterapia; g) sondagens vesicais; h) retirada de pontos; i) imunizações adulto e infantil, entre outros que são realizáveis em atenção primária à saúde. A equipe de enfermagem prepara e esteriliza todos os materiais utilizados e toda a equipe oferece aos usuários orientações aos cuidados de saúde e prevenção de doenças.
Além disso, existe a garantia de renovação das receitas para usuários de medicação crônica (tempo de espera máximo de 48 horas); a verificação de resultados de exames laboratoriais e de imagem solicitados sem necessidade de marcar a consulta; a entrega de medicação para Hipertensos e/ou Diabéticos, para os pacientes da demanda diária, para as usuárias de anticoncepcional oral / injetável e de preservativos.
Os atendimentos do Serviço Social são ofertados diariamente, através de demanda espontânea e junto aos demais profissionais da equipe, incluindo alunos e agentes com unitários de saúde, sempre que é detectada problemática de ordem social. As intervenções do Serviço Social estão voltadas à inclusão dos usuários aos Programas de Saúde e de Assistência Social, entendendo que as ações voltam-se às famílias e às redes sociais de apoio, com ênfase na educação em saúde. As intervenções são realizadas na UBS e na comunidade, através de entrevistas e visitas domiciliares às famílias e a instituições que integram a rede de assistência do município. O Serviço Social, integrado à reestruturação da atenção psiquiátrica, desde 1996 está desenvolvendo o projeto de extensão Oficinas de Criação Coletiva, reunindo pacientes crônicos portadores de sofrimento psíquico, em reuniões de frequência semanal, de forma interdisciplinar, na perspectiva de resgate da cidadania, sensibilização, criatividade recreação e artes, cuja coordenação acontece com a participação de um médico residente em psiquiatria e um artista plástico voluntário.
Mensalmente a equipe de saúde se reúne com o objetivo de readequar o processo de trabalho e planejar suas ações diante da realidade e das necessidades locais. A cada semestre, acadêmicos da medicina (4º semestre) realizam o monitoramento dos programas de pré-natal, puericultura e prevenção do câncer de colo uterino a partir do acompanhamento de um conjunto de informações. O monitoramento possibilita a análise objetiva das práticas e processos desenvolvidos no serviço de saúde, assim como contribuí para a tomada de decisões baseadas em evidências e a programação/readequação das ações de saúde.
No âmbito da comunidade, além das ações do Serviço Social, os pacientes acamados crônicos ou com impossibilidade de ida à UBS são atendidos em domicílio pelos ACS, profissionais e acadêmicos para acompanhamento das famílias cadastradas em situação de risco e/ou vulnerabilidade, busca de pacientes faltosos às consultas das ações programáticas, consulta clínica e realização de procedimentos. Estas atividades de cuidados à saúde da população moradora na região de abrangência da UBS Areal Leste são também atividades de extensão do Departamento de Medicina Social.
Chefia: Ana Maria Ferreira Borges Teixeira
Equipe de Saúde
Agentes Comunitários de Saúde:
- Adriana da Silva Brauner (SMS)
- Betina Sandra Signorini Albuquerque (SMS)
- Scheila Schentzow (SMS)
- Ciro de Siqueira Costa (SMS)
- Hilton Luiz Lopes de Lopes (SMS)
- Izabel Cristina Oliveira da Silva (SMS)
- Joziane Maria Wonglon Correa Ribeiro (SMS)
- Maira da Rosa Conceição (SMS)
- Matheus Signorini Correa (SMS)
Assistente Social:
- Anete Machado Bertoni (FAMED UFPel)
Auxiliares de Enfermagem
- Breno Hessler Ucker (FAMED UFPel)
- Cleber Gonçalves Soares (FAMED UFPel)
- Elisangela Sodre da Silva (HE UFPel)
- Neusa Goulart Nunes (FAMED UFPel)
Enfermeiras:
- Adrize Porto (FEN UFPel)
- Deisi Cardoso Soares (FEN UFPel)
- Jamila Vazquez Rochembach (FAMED UFPel)
- Maria Cristina do Amarilho Maich (FAMED UFPel)
Médicos:
- Ana Maria Ferreira Borges Teixeira (FAMED UFPel)
- Bárbara Hearther Lutz (FAMED UFPel)
- Denise Silva da Silveira (FAMED UFPel)
- Everton Jose Fantinel (FAMED UFPel)
- Juvenal Soares Dias da Costa (FAMED UFPel)
- Nadia Spada Fiori (FAMED UFPel)
Nutricionista:
- Betânia Boeira Scheer (HE UFPel)
Recepcionistas:
- Angela Medeiros Borba
- Caroline Munhoz De Ávila
- Glaucia Quintana Cardoso
- Rafael de Freitas Soares