A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completa 15 anos com uma trajetória marcada pela democratização do acesso dos profissionais de saúde à educação permanente. Criada em 2010, sob a coordenação do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Fiocruz a Rede UNA-SUS consolidou-se como uma das principais iniciativas de educação a distância do país. Atualmente, a UNA-SUS reúne 35 instituições de ensino superior (IES) que oferecem, gratuitamente, cursos a distância em larga escala, voltados aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificando a atenção à saúde em todas as regiões do Brasil, inclusive em áreas remotas.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) destaca-se como uma das instituições pioneiras da Rede UNA-SUS, participando desde 2011. Nesta ocasião, o Departamento de Medicina Social (DMS) da Faculdade de Medicina, em parceria com as Faculdades de Enfermagem e de Odontologia, aceitou o desafio de criar o Curso de Especialização em Saúde da Família, no formato de educação a distância (EaD). Inicialmente a especialização ofereceu mil vagas para médicos, enfermeiros e dentistas de diferentes regiões do país. Ao longo de seis anos, o curso atendeu ao Programa Mais Médicos e ao Programa de Valorização da Atenção Básica, ultrapassando a marca de quatro mil vagas ofertadas e formando mais de 2.300 profissionais, muitos deles alocados em áreas remotas da Região Norte. Um dos pilares do sucesso da iniciativa foi sua proposta pedagógica inovadora, que previa, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a implementação de intervenções nas Unidades Básicas de Saúde em que os profissionais-estudantes atuavam.
O DMS-UFPel também esteve à frente dos primeiros esforços de elaboração de cursos de autoaprendizagem de curta duração, lançando, entre 2015 e 2024, oito módulos voltados à atenção primária à saúde, atenção domiciliar e vigilância em saúde. Esses módulos contabilizam mais de 1,2 milhão de matrículas e 300 mil certificados emitidos. Os cursos se destacam por contar com alta interatividade e pelo uso da estratégia pedagógica da aprendizagem baseada em problemas, tendo casos clínicos interativos e situações-problema como estratégias centrais para a aprendizagem. Além disso, os cursos disponibilizam materiais de apoio à prática profissional, como calculadoras, escalas, fluxogramas e checklists.
A participação do DMS/UFPel na Rede UNA-SUS está alinhada ao compromisso institucional da universidade com a produção e a disseminação de recursos educacionais de acesso aberto. Nesse contexto, em 2012, o Departamento criou a Plataforma Kurt Kloetzel, que disponibiliza materiais educacionais e de pesquisa voltados a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, gestores e profissionais de saúde.
Em 2017 o DMS/UFPel integrou o grupo fundador do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), proposto pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O Departamento contribuiu para a concepção do curso, incorporando sua experiência em integração interdisciplinar e valorização das metodologias ativas, especialmente a estratégia pedagógica da problematização. Atualmente, o PROFSAÚDE reúne uma rede nacional de 45 instituições de ensino superior e em breve estará com o sexto edital aberto, oferecendo 400 vagas para médicos do Programa Mais Médicos e 200 vagas para outras profissões da saúde. O DMS/UFPel já formou mais de 35 mestres nessa iniciativa.
As ações do DMS/UFPel no âmbito da UNA-SUS demonstram a viabilidade de desenvolver iniciativas educacionais, para oferta em larga escala, através de educação a distância, com uma abordagem pedagógica centrada no sujeito da aprendizagem, priorizando estratégias predominantemente assíncronas, flexíveis e transdisciplinares e que adotem metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas e a problematização, Além disso, as iniciativas reforçam o papel da UNA-SUS como promotora da inovação e da colaboração entre IES da rede, contribuindo para a qualidade da atenção à saúde em todo o país e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).






