Atenção: Divulgamos as datas e horários da capacitação para os selecionados para as atividades de campo do 3º Ciclo PMAQ.
A capacitação será feita no Auditório da Faculdade Medicina: Av. Duque de Caxias, 250, 3º andar. Pelotas, RS.
Confira o resultado da Seleção para o PMAQ/RS:
Classificados
Suplentes
O Departamento de Medicina Social da UFPel realizou o 1º Café do DMS/40 Anos, na última segunda-feira (14/08), no auditório da FAMED.
Essa primeira edição contou com a presença de 25 pessoas, entre Docente e Técnicos Administrativos, representando a atuação do DMS em ensino, pesquisa e extensão, envolvendo servidores de todo o departamento.
Durante o encontro, o tema abordado e discutido foi A qualificação da formação dos alunos visando o alcance da APS e SUS. A interação das equipes objetivou o surgimento de ideias para colaborar com o tema, visando o aprimoramento e possíveis novas formas de ações do DMS na formação de profissionais da saúde.
O Departamento de Medicina Social convida seus Docentes e Técnicos Administrativos para o I Café do DMS, ocasião em que serão discutidas ideias e opiniões sobre o futuro do DMS no âmbito da docência, pesquisa e extensão.
Em um cenário de ataques e desmonte das políticas sociais públicas, em especial da saúde e da educação superior, é necessário fortalecer vínculos e processos de trabalho com vistas ao cumprimento das diretrizes curriculares nacionais para a Medicina.
Esse é o primeiro de três encontros, e será realizado na segunda-feira, 14 de agosto de 2017, das 18h às 20h, no auditório da FAMED.
*ATENÇÃO: CRONOGRAMA ATUALIZADO COM HORÁRIOS DA CAPACITAÇÃO*
Capacitação RS
Data: 14/08 a 18/08
*Horário: Das 8 às 12h e das 14 às 18h
Local: Universidade Federal de Pelotas. Auditório da Faculdade de Medicina, Av. Duque de Caxias, 250, 3º andar – Fragata, Pelotas – RS
Telefone para contato: (53) 3309-2400
Abaixo, listamos algumas opções de hotéis e pousadas para os participantes :
Endereço: R. Gen. Téles, 868 – Centro, Pelotas – RS, 96020-220
Telefone: (53) 3028-7479
Endereço: R. Quinze de Novembro, 958 – Colina do Sol, Pelotas – RS, 96015-000
Telefone: (53) 98150-0035
Endereço: R. Gen. Neto, 1279 – Centro, Pelotas – RS, 96015-280
Telefone: (53) 3227-7377
Endereço: R. Quinze de Novembro, 311 – Centro, Pelotas – RS
Telefone: (53) 3278-2875
Em contagem regressiva para o fim da Consulta Pública para revisão da PNAB – Política Nacional de Atenção Básica, que está aberta até 6 de agosto, a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde – Rede APS ouviu o professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, Luiz Augusto Facchini, ex-presidente da Abrasco e coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária a respeito das possíveis mudanças na PNAB. Na entrevista, o professor afirma que “O foco deve ser o investimento em políticas gratuitas, equitativas e universais, e não em planos populares de saúde.” Além disso, debate o papel dos Agentes Comunitários de Saúde e a implementação da carteira de serviços na APS.
O documento estabelece as diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para a Estratégia Saúde da Família – ESF e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS. Nesse sentido, seu conteúdo é crucial para os caminhos da Atenção Primária no país e afeta diretamente gestores, profissionais e usuários do SUS.
Na minuta da nova PNAB divulgada após a reunião da Comissão Intergestores Tripartite – CIT, há alterações significativas referentes à organização e financiamento da Atenção Básica. Institui financiamento específico para quaisquer outros modelos na atenção básica, abrindo a possibilidade de financiar com o Piso de Atenção Básica Variável equipes tradicionais de Atenção Básica. Afeta também o papel dos Agentes Comunitários de Saúde, reduzindo seu número e restringindo sua atuação em áreas reconhecidas como vulneráveis e com risco epidemiológico. Além disso, incorpora a ideia de ações e serviços essenciais e estratégicos da Atenção Básica, o que afeta diretamente o princípio da integralidade no SUS.
Confira a entrevista completa em: https://goo.gl/V6xnkw
Fonte: Abrasco
O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, divulga duas de suas novas ações:
Mitos do SUS
Passados quase 30 anos da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda há muita desinformação sobre seu escopo de atuação. Entre os principais mitos está a ideia de que muitas pessoas não usam o SUS!
Para desconstruir este mito o DMS-UFPel divulga vídeo abordando as diferentes áreas de atuação do SUS. A conscientização da população sobre a importância do Sistema é fundamental para o enfrentamento dos ataques que ele vem sofrendo.
Confira abaixo o vídeo, também disponível no canal do DMS-UFPel no youtube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=OdCMvYB99Uo
Todos contra o Aedes Aegypti
O mosquito Aedes Aegypti continua sendo uma ameaça e os gestores precisam combate-lo constantemente, utilizando alternativas que protejam o meio ambiente e a saúde das pessoas.
Em função disso o DMS-UFPel está lançando nacionalmente o hotsite Todos contra o Aedes Aegypti. O hotsite reúne normas e protocolos atualizados sobre o assunto. Além disso, o hotsite traz orientações sobre como realizar o combate ao mosquito, analisando criticamente as alternativas, incluindo identificação de possíveis criadouros do mosquito; realização preferencial de controle mecânico do inseto e suas larvas; controle químico em situações muito específicas; supervisão do trabalho das equipes de controle de endemias; e realização da vigilância dos casos suspeitos da doença.
O acesso ao site se dá através do link: https://dms.ufpel.edu.br/aedes/
Estas são mais duas ações educacionais realizadas pelo Departamento de Medicina Social da UFPel, visando a formação dos profissionais da saúde, e a educação da comunidade.