Nova ferramenta no site do DMS-UFPel sobre a epidemia do novo coronavírus: Projeções de necessidades de leitos.
O objetivo dessa ferramenta é estimar a necessidade de leitos hospitalares para municípios de pequeno e médio porte.
Nova ferramenta no site do DMS-UFPel sobre a epidemia do novo coronavírus: Projeções de necessidades de leitos.
O objetivo dessa ferramenta é estimar a necessidade de leitos hospitalares para municípios de pequeno e médio porte.
O módulo de autoaprendizagem de Situações Clínicas Comuns em Atenção Primária à Saúde já certificou mais de 9000 profissionais. Diante deste sucesso junto aos profissionais de saúde, o DMS-UFPel tem a grande satisfação de lançar o segundo Módulo de autoaprendizagem com esta temática, com carga horária de 45h e certificação aos concluintes.
Esta edição traz novos casos clínicos! Na temática de saúde da mulher os casos enfocam prevenção do câncer de colo uterino e mamas, pré-natal de baixo risco, climatério e puerpério; na saúde da criança abordam puericultura, prevenção de violência e de acidentes, controle de diarreia e imunizações e na saúde do adulto, distúrbios digestivos e osteoarticulares.
O módulo dá acesso a ferramentas interativas como escores, calculadoras e escalas para subsidiar a avaliação da situação de saúde. O curso também provê materiais para cuidadores e usuários que podem ser utilizados pelos profissionais em sua prática.
Conheça essa nova oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver seu raciocínio clínico qualificando sua prática clínica no cotidiano da Atenção Primária à Saúde.
Acesse o Módulo e matricule-se pelo link https://dms.ufpel.edu.br/maaps-enf-med-2#comp/home
Dando continuidade às atividades do PROFSAÚDE durante o período de quarentena, informamos que a banca de qualificação do mestrando Pedro Docusse Junior ocorre amanhã, 17/04/2020, às 14h, via web.
A banca poderá ser acompanhada através do link https://webconf.ufpel.edu.br/b/ela-2km-37h
O site do DMS-UFPel para acompanhamento da evolução do coronavírus agora conta com uma calculadora de EPIs para profissionais da saúde.
Através da calculadora, poderão ser feitas estimativas da quantidade de equipamentos necessários para um município ou uma Unidade Básica de Saúde, de acordo com o número de profissionais.
A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde e a ABRASCO realizam seminário via web para discutir o enfrentamento da pandemia de COVID-19.
O evento ocorrerá no dia 16/04, com transmissão através do Youtube da ABRASCO – TV ABRASCO.
Confira, abaixo, a programação:
Divulgamos o resultado final, pós-recursos, do processo seletivo para a 3[ turma do PROFSAÚDE.
Divulgamos os resultados da prova oral e da carta de intenções para a 3ª turma do PROFSAÚDE, atualizados pós-recursos.
A Abrasco lançou ontem, 07/04/2020, a iniciativa Ágora Abrasco, uma programação de atividades diversificadas transmitidas pela internet, com objetivo de acompanhar o desenvolvimento da pandemia de coronavírus, compreender fenômenos e propor respostas.
O Departamento de Medicina Social da UFPel tem realizado diversas ações nas suas Unidades Básicas de Saúde com a intenção de minimizar os possíveis danos relacionados à pandemia do coronavírus.
Na última terça-feira, 31/03/2020, os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde Obelisco receberam capacitação sobre “Uso de Equipamentos de Proteção Individual na atenção às pessoas com suspeita de coronavírus na Atenção Primária à Saúde”.
Esta é uma das ações planejadas pelo Comitê UFPel Covid-19 para enfrentamento da pandemia. Com o apoio da Faculdade de Enfermagem, os professores Lilian Spagnolo, Lenice Muniz, Diana Cecagno, Deisi Soares e Diogo Tavares promoveram a capacitação para as 5 UBSs da UFPel. Será, também, produzido um vídeo com todas as orientações para serem repassadas às demais UBS do município de Pelotas.
Outra das ações é a disponibilização de teleconsulta para os pacientes das áreas de abrangência e a utilização de gazebos na parte externa das UBSs para vacinar os idosos contra H1N1, com o mínimo de exposição ao risco de contaminação possível.
Ocorreu hoje (03/04/2020) a aula inaugural do MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA – PROFSAÚDE com o tema COVID 19 E A ATENÇÃO PRIMÁRIA. A aula foi ministrada pelo infectologista PROF. ESTEVÃO PORTELA NUNES do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI – FIOCRUZ).
O PROFSAÚDE é um curso em rede nacional que conta com 22 Instituições de Ensino. O mestrado é coordenado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e pela Fiocruz e conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – UNA-SUS, o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e com o financiamento do Ministério da Saúde. O PROFSAÚDE visa formar profissionais de saúde para atuar na educação de profissionais de saúde e para apoiar a consolidação do Sistema Único de Saúde e do modelo Estratégia de Saúde da Família, através do fortalecimento de conhecimentos relacionados à educação, à atenção e à gestão.
A aula apresentou os aspectos relacionados ao novo coronavírus que embasam as diretrizes para o funcionamento da Atenção Primária. Ao traçar um paralelo entre a situação atual e o livro A Peste de Camus Dr. Estevão abordou o contexto histórico do coronavírus 2019, as formas de contágio, a importância da quarentena, a importância da distância social e de lavar as mãos, a evolução da epidemia no Brasil e no mundo, a sobrecarga dos profissionais de saúde e os medicamentos em estudo.
Obedecendo aos protocolos do Ministério da Saúde, a aula foi a distância, com transmissão pelo Canal Vídeo Saúde (canal da Fiocruz no youtube) e teve mais de 1500 acessos. A mesa de abertura foi composta por Nísia Trindade Lima (Presidente da Fiocruz), Gulnar Azevedo (Presidente da ABRASCO), Professor Luiz Augusto Facchini (Pró-reitor do PROFSAÚDE e Professor do Departamento de Medicina Social da UFPel, Cristina Guilam (Coordenadora Acadêmica Nacional do PROFSAÚDE) e Carla Pacheco (Coordenadora Executiva Nacional do PROFSAÚDE).
Os professores do PROFSAÚDE vinculados ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, à Faculdade de Enfermagem e à Escola Superior de Educação Física, assim como alunos do mestrado participaram do evento.
A aula marca o ingresso dos 200 estudantes da 3ª turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Esta é a primeira turma multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros e dentistas, já que as duas primeiras edições atenderam exclusivamente médicos.
A página do DMS-UFPel que reúne gráficos e dados oficiais retratando a evolução da epidemida de coronavírus agora traz, também, dados de 19 países além do Brasil.
É possível comparar o andamento da epidemia em países como Itália, Espanha, Alemanha, EUA, entre outros.