Ocorreu hoje (03/04/2020) a aula inaugural do MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA – PROFSAÚDE com o tema COVID 19 E A ATENÇÃO PRIMÁRIA. A aula foi ministrada pelo infectologista PROF. ESTEVÃO PORTELA NUNES do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI – FIOCRUZ).
O PROFSAÚDE é um curso em rede nacional que conta com 22 Instituições de Ensino. O mestrado é coordenado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e pela Fiocruz e conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – UNA-SUS, o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e com o financiamento do Ministério da Saúde. O PROFSAÚDE visa formar profissionais de saúde para atuar na educação de profissionais de saúde e para apoiar a consolidação do Sistema Único de Saúde e do modelo Estratégia de Saúde da Família, através do fortalecimento de conhecimentos relacionados à educação, à atenção e à gestão.
A aula apresentou os aspectos relacionados ao novo coronavírus que embasam as diretrizes para o funcionamento da Atenção Primária. Ao traçar um paralelo entre a situação atual e o livro A Peste de Camus Dr. Estevão abordou o contexto histórico do coronavírus 2019, as formas de contágio, a importância da quarentena, a importância da distância social e de lavar as mãos, a evolução da epidemia no Brasil e no mundo, a sobrecarga dos profissionais de saúde e os medicamentos em estudo.
Obedecendo aos protocolos do Ministério da Saúde, a aula foi a distância, com transmissão pelo Canal Vídeo Saúde (canal da Fiocruz no youtube) e teve mais de 1500 acessos. A mesa de abertura foi composta por Nísia Trindade Lima (Presidente da Fiocruz), Gulnar Azevedo (Presidente da ABRASCO), Professor Luiz Augusto Facchini (Pró-reitor do PROFSAÚDE e Professor do Departamento de Medicina Social da UFPel, Cristina Guilam (Coordenadora Acadêmica Nacional do PROFSAÚDE) e Carla Pacheco (Coordenadora Executiva Nacional do PROFSAÚDE).
Os professores do PROFSAÚDE vinculados ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, à Faculdade de Enfermagem e à Escola Superior de Educação Física, assim como alunos do mestrado participaram do evento.
A aula marca o ingresso dos 200 estudantes da 3ª turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Esta é a primeira turma multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros e dentistas, já que as duas primeiras edições atenderam exclusivamente médicos.