UBS OBELISCO
Breve Histórico
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Obelisco passou a fazer parte da Rede de Atenção Primária Saúde (APS) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) após convênio/parceria firmado com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas, desde 2011. Pelo convênio, a Universidade disponibiliza um médico docente e três médicos técnicos administrativos, enquanto a SMS com o restante da equipe técnica, área física e manutenção da mesma.
Modelo de Atenção
Estratégia Saúde da Família (ESF).
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta feira, nos turnos da manhã (7:30 às 12:00 horas) e da tarde (13:30 às 17:00 horas), durante os doze meses do ano.
Recursos Humanos
Na UBS Obelisco há um docente, três técnicos médicos e dois residentes médicos da UFPel, três recepcionistas, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem, um assistente social, uma dentista, uma nutricionista, uma higienista, doze agentes comunitários de saúde (ACS) da SMS. Possui três equipes incompletas da ESF com médico, enfermeiro e/ou técnico de enfermagem e ACS. Quanto à qualificação, os quatro preceptores possuem residência na área de saúde pública. A docente possui doutorado em Epidemiologia.
Estrutura Física
Na Unidade há três consultórios de clínica e/ou ginecologia, um consultório de pediatria, um consultório de dentista, uma sala de enfermagem/procedimentos, uma sala de vacina, uma sala de serviço social, uma sala de orientação, uma sala de espera, uma recepção, uma cozinha, três banheiros e uma sala de triagem e aconselhamento.
População da área
A população da área de abrangência da UBS é de mais de 9.000 moradores.
Atividades de Ensino
A Unidade recebe alunos para estágios curriculares de Medicina e Enfermagem. Recebe também Residentes de Medicina de Família e Comunidade.
Os Residentes de Medicina de Família e Comunidade atuam como médicos de família da SMS. Permanecem vinculados à rede de APS da UFPel, através das atividades nas UBS do DMS e em atividades teóricas semanais no DMS, durante os dois anos da residência. Recebem orientação dos preceptores do DMS.
Quanto ao número de alunos, a UBS Obelisco recebe quatro alunos de Introdução à Medicina em um turno semanal; quatro alunos de Medicina de Comunidade por turno, em seis turnos da semana; além de quatro alunos do estágio curricular por turno, em nove turnos semanais. Os alunos que realizam estágio são acompanhados e orientados pelos preceptores do DMS em todos os turnos semanais.
Ações e programas desenvolvidos
Os alunos realizam, sob supervisão, consultas de ações programáticas (Pré-Natal, Puericultura, Prevenção de câncer de mama e de colo uterino, Hipertensão, Diabetes, Idosos) e de demanda espontânea (de acordo com a necessidade sentida pela população) na área de medicina, além das consultas de enfermagem, serviço social, odontologia e de nutrição.
Os pacientes acamados crônicos ou com impossibilidade de ida à UBS são atendidos em domicílio e também são realizadas visitas domiciliares para busca de pacientes faltosos às consultas das ações programáticas.
Além das consultas médicas individuais de ações programáticas e de demanda espontânea são realizados procedimentos, tais como, testes rápidos de gravidez, de glicemia capilar, para detecção de HIV e sífilis; teste do pezinho; cauterização de colo uterino; suturas, drenagem de abcessos, retirada de corpo estranho, lavagem de ouvido, curativos, aplicação de injeção, colocação de DIU, cauterizações químicas, nebulização, exame a fresco de secreção vaginal, sondagens vesicais, retirada de pontos, imunizações adulto e infantil, orientações quanto aos cuidados de saúde e prevenção de doenças, entre outras ações realizáveis em atenção primária à saúde.
Aos usuários que necessitam de medicação de uso contínuo é garantida a renovação de receitas (tempo de espera máximo de 48 horas). Também é ofertada a verificação de resultados de exames laboratoriais e de imagem solicitados sem a obrigatoriedade de marcar consulta e, a partir da análise destes resultados define-se o prazo de retorno do paciente, a entrega de medicamentos para Hipertensos e Diabéticos, de anticoncepcional oral, de preservativos e dos medicamentos prescritos durante as consultas existentes na rede básica do município.
Na área de serviço social é feita consulta individual e/ou com as famílias, referente às demandas da área, bem como, a orientação e inclusão em programas sociais como Bolsa Família, Leis Orgânicas da Assistência Social (LOAS), Prá-Nenê, entre outros.
Chefia: Maria Laura Vidal Carrett
Equipe
Agente Comunitário De Saúde
- Adriane Geneci Teixeira Numann Duarte
- Cintia Souza Dos Santos
- Debora Da Silva
- Eduardo De Sousa Garcia
- Juliano Bicca Da Silveira
- Laizi Elena De Oliveira Oliveira
- Liana Da Silva Ramos
- Mariana Da Silva Basilio
- Mariangela Duarte Balhego
- Milene Bicca Da Silveira
- Quezia Crispa Isnardi
- Sandro Estima De Souza
- Simone Beatriz Sechaos Pires Leripio
Recepção
- Katia Ivone da Silva Ramos
- Flávio Brod Ramos
- Silvania Legorio dos Santos
Assistente Social
- Élcio Henke
Auxiliar De Enfermagem Da Estratégia De Saúde Da Família
- Liane Grimm Nickel
- Elizelen Volff Mendes
Cirurgião Dentista Clinico Geral
- Giovana Da Luz Minasi
Enfermeiro Da Estratégia De Saúde Da Família
- Angela Beatriz Affeldt
- Elizabeth Antunes Fluentes
Medico Da Estratégia De Saúde Da Família
- Andrio Alpi Rossetti
- Victor Grisanti Filogonio
- Pamela Lima Bandeira
Médico Preceptor Da UFPEL
- Maria Laura Vidal Carrett
- Pamela Lima Bandeira
- Renata Pinto Gottinari de Lima
- Lais Melo Correa
Nutricionista
- Francine Da Silva Madruga Santo
Localização
- Rua Doutor Francisco Ribeiro da Silva, 505 – Bairro Obelisco – Pelotas/RS
- Telefone: (53)3282-2477