Os professores do DMS-UFPel, Fernando Ribas Feijó e Anaclaudia Gastal Fassa, participaram do International Congress on Occupational Health (ICOH 2018) – o principal congresso internacional em saúde ocupacional – realizado entre 29/04 e 04/05 em Dublin, Irlanda.
Um dos pôsteres apresentados por Fernando, de título “Is Workplace Bullying an Independent Risk Factor for Musculoskeletal Disorders? A Study with Brazilian Civil Servants”, foi premiado com o Doughty Prize da Irish Faculty of Occupational Medicine, oferecido para o melhor trabalho no tema Organização do Trabalho e Riscos Psicossociais. Esse pôster é referente ao estudo que foi piloto para o projeto de doutorado em Epidemiologia desenvolvido por Fernando, orientando de Anaclaudia.
A Irish Faculty of Occupational Medicine elegeu o tema “organização do trabalho e fatores psicossociais laborais” como prioritário para o prêmio Doughty. O Congresso contou com a participação de mais de 2 mil pessoas de todos os continentes e ofereceu 11 prêmios e menções honrosas em 4 diferentes temáticas.
Fernando foi o único participante de América Latina premiado durante o evento. Além disso, o tema Organização do Trabalho e Fatores Psicossociais foi o que contou com o maior número de trabalhos científicos no congresso, entre os mais de 1500 trabalhos apresentados.
O Congresso da ICOH ocorre a cada 3 anos e é organizado pela International Commission on Occupational Health, além de contar com a participação de várias instituições como a Institution of Occupational Safety and Health (IOSH), Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Mundial da Saúde (OMS).