No Brasil, nos últimos meses, a crise sanitária e social decorrente da pandemia da Covid-19 tem exigido a rápida reorganização dos serviços de saúde e foram implementadas várias medidas que afetaram os serviços e, principalmente a vida das pessoas.
Na atenção primária à saúde, as ações de vigilância da saúde, fundamentais para o controle da pandemia, incluem ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças na comunidade, e de cuidado à saúde, ações que sempre foram centrais na prática das equipes de saúde da família.
Os agentes de saúde, pela sua atuação cotidiana no território e sua proximidade com as famílias, têm um papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação em saúde, no monitoramento de casos e contatos, e na vigilância em saúde. Estas ações devem ser desenvolvidas em articulação da APS com os setores da vigilância dos municípios e com ampla participação da comunidade.
Atentos a importância de contribuir à educação permanente para agentes de saúde no enfrentamento da Covid-19, integrantes do comitê gestor da Rede APS produziram série de vídeos contendo 12 temas que busca, de maneira simples e objetiva, reforçar as ações destes profissionais.
A série está disponível no Canal no YOUTUBE Rede APS.
Em defesa do SUS, público, universal, de qualidade, direito de cidadania, mais importante do que nunca no enfrentamento da pandemia de Covid-19
Fonte: Rede APS