A vigilância epidemiológica é uma das principais estratégias de enfrentamento da pandemia de covid-19. O rastreamento e monitoramento dos contatos de casos suspeitos ou confirmados permite a indicação das medidas de isolamento e quarentena e o diagnóstico precoce, interrompendo a cadeia de transmissão e reduzindo o número de novos infectados.
Para isso, o Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a Rede UNA-SUS e Fiocruz, lança seu novo módulo de autoaprendizagem: Contato Covid – Rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de covid-19.
O Módulo promoverá a educação permanente de profissionais de saúde sobre esta temática, apoiando o enfrentamento da pandemia.
Através de 3 unidades com carga horária total de 10h e certificação, os temas abordados incluem a história natural da covid-19, critérios diagnósticos e testes; rastreamento e monitoramento de contatos; análise dos dados e divulgação dos resultados. Também são apresentados calculadoras e materiais de apoio para o usuário.
As matrículas já estão abertas, podendo ser realizadas até 31/05/2022, através do link dms.ufpel.edu.br/casca/modulos/covid#comp/home