Estamos comemorando os 30 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF), uma das ações prioritárias para a organização e fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS) no País.
A ESF teve suas origens no Programa Saúde da Família (PSF), concebido pelo Ministério da Saúde (MS) em 1994, e, para marcar essa ocasião tão importante, trazemos aqui uma reflexão do nosso grande professor Luiz Augusto Facchini:
VIVA A SAÚDE DA FAMÍLIA!!!! Precisamos comemorar muito a ESF no Brasil. Acho que o MS deveria festejar muito a ESF durante o ano de 2024. Foram 30 anos marcantes. A ESF é reconhecida por seu impacto positivo na qualidade do atendimento em APS e nas condições de saúde da população. São cerca de 150 milhões de pessoas atendidas por equipes multiprofissionais em todo o país. Um destaque impressionante comparado com qualquer país do mundo, superando os mais ricos, com gastos mais expressivos. Logo, a ESF é um dos modelos de APS mais eficientes do mundo e suplica com urgência por financiamento. Nada exagerado, apenas o dobro do que está estabelecido hoje. O resultado é possível antecipar: mais saúde para toda a população, gestantes, crianças, jovens, trabalhadores, adultos e idosos. E o mais importante, com equidade.
Viva a ESF! Viva o SUS!