O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas estará presente no primeiro seminário de 2025 realizado pela Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) da ABRASCO, dedicado a apresentar e debater os principais resultados do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (2024). O evento acontecerá no dia 11 de julho, das 9 às 12h, com transmissão pela TV Abrasco no Youtube.
Com participação dos professores Elaine Thumé, Elaine Tomasi e Luiz Augusto Facchini — das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da UFPel, o Censo das UBS de 2024 foi uma iniciativa tripartite com adesão de 100% dos gestores municipais que contemplou respostas do universo de 44.938 UBS ativas no país, proporcionando um panorama da APS brasileira em sua estrutura e escopo de ações individuais e coletivas. O Seminário tem por objetivo apresentar e debater os principais resultados deste amplo diagnóstico, destacando alcances e desafios para melhoria contínua da APS no SUS. Acesse aqui o Sumário Executivo do Censo, publicado pelo Ministério da Saúde, compilando alguns dos resultados que mais se destacam no estudo.
Programação:
Mesa de abertura: convidados SAPS/MS, Conass, Conasems, CNS, Opas, Abrasco
Mesa redonda: Panorama da APS brasileira: o que revelam os resultados do Censo Nacional das UBS 2024?
Estrutura e escopo de ações das UBS – Luiz Augusto Facchini – UFPel / Rede APS
Coordenação e integração à rede – Ligia Giovanella – Ensp/ CEE, Fiocruz-RJ / Rede APS
Promoção, participação e intersetorialidade – Ana Luiza Queiroz Vilasbôas – UFBA/ Rede APS
Comentários: Ana Luiza Ferreira Rodrigues Caldas SAPS/MS; Claunara Mendonça, UFRGS; Esron Soares Carvalho Rocha, UFAM; Thiago Sarti, UFES; Dirceu Klitzke, SAPS/MS.
Coordenação: Maria Helena Magalhães de Mendonça (Ensp, CEE/Fiocruz-RJ).
Maiores informações disponíveis no site oficial e no Instagram da Rede APS.